Cuidado humano além do tratamento: alunos de odontologia realizam ação de higiene bucal na APAE Uberaba | Acontece na Uniube

Cuidado humano além do tratamento: alunos de odontologia realizam ação de higiene bucal na APAE Uberaba

09 de maio de 25
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

"Mais do que cuidar dos dentes, o dentista deve cuidar da pessoa, do ser humano". Essa frase dita pela docente, Márcia Nomeli, resume a essência da ação de saúde bucal feita pelos alunos do curso de Odontologia da Uniube na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Uberaba.


Na ocasião, os acadêmicos, supervisionados pela professora e por dentistas preceptores da Prefeitura de Uberaba, explicaram sobre a importância da escovação, os movimentos que devem ser feitos na limpeza bucal e o uso correto do fio dental. Além das orientações, os alunos da APAE receberam kits de higiene bucal com escova de dentes e creme dental.


Márcia diz que a ação, realizada todo ano, tem como objetivo facilitar o acesso a informações educativas para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla. "No primeiro momento, levamos materiais educativos para ensinar sobre a frequência da escovação, a quantidade ideal de creme dental, o uso correto do fio dental e a importância de escovar a língua. Tudo isso foi explicado de forma lúdica, para que eles possam aplicar no dia a dia. Afinal, o nosso propósito com essa ação é garantir que os alunos da APAE tenham consciência sobre como o cuidado preventivo pode impactar na saúde bucal e na qualidade de vida," explica a docente.


O preceptor Leopoldo Ulian destaca a importância de experiências fora do ambiente universitário para a formação humanizada dos futuros dentistas. "Após a realização das ações, os alunos demonstraram bastante gratidão e satisfação. Para os alunos da APAE, esse foi um momento de muita alegria e aprendizado sobre higiene bucal," pontua.


A aluna do segundo período, Rafaela Rosa Alves, reforça a fala do preceptor e compartilha o desejo de se especializar na área de atendimento a pessoas neurotípicas. "Já tive contato com pacientes neurotípicos antes, e cada vivência é muito enriquecedora. É uma área que precisa de profissionais que realmente gostam do que fazem, pois exige paciência, empatia e preparo. Estar na APAE e ver como os profissionais tratam os alunos com tanto carinho e humanidade me deixou com o coração quentinho", afirma.


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais


A APAE é uma organização social sem fins lucrativos que integra as áreas de educação e saúde, com serviços de referência em habilitação e reabilitação, convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, além de atendimento às famílias dos usuários.


Segundo a coordenadora pedagógica da APAE, Daniela Beatriz Lopes, a ação reforçou o vínculo entre o serviço pedagógico e clínico oferecido pela instituição. "A APAE tem muito a agradecer por essa parceria com a Uniube, que enriquece nosso trabalho tanto para os alunos quanto para os atendidos pela associação. É possível perceber a gratidão das crianças e adultos com a presença dos acadêmicos, que sempre trazem um sorriso, um abraço e um carinho a mais", finaliza.


Pâmela Rita