Coral da Uniube faz apresentação em apoio ao "Setembro Amarelo" no MPHU | Acontece na Uniube

Coral da Uniube faz apresentação em apoio ao "Setembro Amarelo" no MPHU

18 de setembro de 24

O Coral da Uniube, sob a regência do tenor Thiago Neves, se apresentou nesta quarta-feira (17/9) no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). A apresentação faz parte da campanha Setembro Amarelo - mês dedicado à prevenção do suicídio e valorização da vida - e trouxe como tema "Cada instante é uma oportunidade de recomeço".

Com um repertório cuidadosamente selecionado, o Coral da Uniube emocionou o público presente, que incluía colaboradores, pacientes e acompanhantes, com canções que transmitiram empatia e emoção. Segundo o tenor e regente do Coral, Thiago Neves, a música e a alegria que ela proporciona, aliadas à união das vozes do coral, são formas simbólicas de levar a arte para dentro do hospital, promovendo um ambiente acolhedor. Além disso, essa ação demonstra que o cuidado vai além dos tratamentos médicos, alcançando também o emocional e o psicológico.

"A música, com a junção das vozes do coral, é uma ponte para espalhar mensagens de cuidado e empatia", afirma Thiago.

De acordo com a gerente do Serviço Social da Uniube, Ana Paula Oliveira, a apresentação do coral é um ato simbólico dentro da campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é abrir o diálogo sobre a valorização da vida, o altruísmo e o cuidado com o colega de trabalho, além de enfatizar a importância da saúde mental.

A apresentação reafirma o papel da arte e da cultura como instrumentos de sensibilização e fortalecimento da rede de apoio, promovendo um ambiente de acolhimento e solidariedade dentro do hospital. "A música, através do Coral Uniube, proporciona momentos agradáveis aos colaboradores do hospital, permitindo a expressão de sentimentos, palavras de esperança e emoções mais profundas", completa Ana Paula.

O Coral Uniube é aberto para colaboradores e alunos de forma gratuita. Os ensaios acontecem todas as terças-feiras, das 17h às 18h30, no Campus Aeroporto. As aulas são planejadas para atender tanto iniciantes quanto aqueles com experiência musical prévia, garantindo que todos possam participar e aproveitar os benefícios.

Daniela Brito