Coral da Uniube comemora um ano de música, emoção e integração | Acontece na Uniube

Coral da Uniube comemora um ano de música, emoção e integração

11 de julho de 25
1 / 1

O projeto que surgiu de forma despretensiosa em uma reunião entre gestores, completa um ano marcado por alegria, memória e vozes em harmonia


Com a participação de colaboradores da Universidade e membros da comunidade, o Coral da Uniube celebrou, no mês de julho, o primeiro ano de existência com uma comemoração especial. O projeto, liderado pelo Departamento de Recursos Humanos da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), já se apresentou em diversas instituições e tem como objetivo promover uma experiência corporativa por meio da cultura e da arte. 


O diretor de Recursos Humanos e integrante do Coral, José Mário Roncari, afirma que o sucesso do projeto é fruto do poder da música em aproximar pessoas e transformar rotinas. "A arte é responsável por engajar e aprofundar o relacionamento entre os participantes. No Coral, há espaço para todas as vozes. Não é preciso saber cantar, aqui todos aprendemos juntos e nos superamos", destaca. 


O tenor e regente, Tiago Neves, ressalta que a iniciativa vai além da música. "O Coral traduz, em harmonia, as ideias de uma educação que forma profissionais e seres humanos. Por meio do canto coletivo, promovemos o bem-estar emocional, democratizamos o acesso à arte e criamos vivências significativas de pertencimento", pontua.


A aluna Luciana Pimenta Nóbrega, que já fazia parte de outro coral, conta que decidiu participar assim que soube da abertura de vagas para a comunidade externa. "Gosto muito de música.  Acho que ela é uma terapia, um complemento na nossa vida. Em uma rotina tão estressada e corrida, estar aqui faz com que a gente se concentre apenas nessa arte. Isso descansa o cérebro e contribui para a socialização".


A docente e aluna Márcia Regina Pires também compartilha a vivência com o grupo. "Estou no projeto desde o primeiro dia, e esse momento é, para mim, um reencontro com a alegria de viver. A música nos faz transcender e nos reconecta com nós mesmos. Sem dúvidas, essa é uma experiência única e maravilhosa". 


Tiago finaliza ao destacar os planos para o próximo ano. "Nossa expectativa para o segundo ano é continuar os estudos de técnica vocal e promover o aprimoramento individual e coletivo. Ao final do ano, planejamos um musical inédito, com repertório diversificado que mescla canções contemporâneas e trechos de grandes espectáculos", conclui. 


Pâmela Rita