Coordenadora do SASA participa de reunião para implementação do programa de triagem auditiva em escolas municipais | Acontece na Uniube

Coordenadora do SASA participa de reunião para implementação do programa de triagem auditiva em escolas municipais

10 de abril de 25
1 / 1

A coordenadora do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA) da Uniube, Mariana Marquez, participou da primeira reunião de alinhamento para implementação do Programa Miguilim nas escolas da rede municipal de Uberaba. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Uniube, tem como objetivo fortalecer ações de promoção e prevenção em saúde auditiva e ocular nas salas de aula.


O encontro foi realizado no Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) e contou com a presença da analista de gestão educacional da SEMED, Paula Katiana Rodrigues, a analista em regulação de saúde, Rosana Guidolin, a diretora de apoio à educação básica, Luciana Cruvinel, a diretora de regulação, Grasiela Rocha, a enfermeira de atenção básica, Juliana Maciel e a chefe de atenção especializada, Isabela Lacerda Cunha. 


Segundo a coordenadora do SASA, Mariana Marquez, o programa prevê a capacitação de professores da rede municipal para a realização da triagem auditiva em crianças de 0 a 4 anos. "A partir disso, os casos suspeitos de perda auditiva serão encaminhados para avaliação especializada no SASA e, se necessário, os alunos irão receber de forma gratuita aparelhos auditivos que irão garantir acesso à reabilitação e inclusão escolar", destaca. 


Mariana ressalta também o impacto da iniciativa e o compromisso da instituição com a promoção da saúde e o apoio à educação inclusiva. "A parceria entre saúde e educação é essencial para garantir o desenvolvimento pleno dessas crianças. Estamos felizes em contribuir com nossa estrutura e equipe especializada para esse projeto tão relevante", pontua.


Pâmela Rita