Coordenadora da Pós em Saúde Mental fala sobre normativa atual do Cofen

03 de setembro de 21
1 / 2
2 / 2

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou, no último mês, uma atualização de normativa, por meio da Resolução Cofen 678/2021, que visa à recomendação da pós-graduação em Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica ou Atenção Psicossocial, para a atuação de enfermeiros na área. No mesmo mês, a Uniube lançou a Especialização Multiprofissional em Saúde Mental, com o objetivo de possibilitar aquisição de competências a todos os profissionais da saúde que se interessem pelo ramo.


Em entrevista, a coordenadora da pós, enfermeira e mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Luiza Casaburi, esclareceu alguns pontos sobre a novidade.


- O que a normativa do Coren significa para os profissionais de Enfermagem?


Essa normativa atualiza as normas de atuação da equipe de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, lançadas pela Resolução 599/2018. De acordo com esse documento, para atuar em Equipe de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, o Enfermeiro deverá, preferencialmente, ter pós-graduação em Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica ou Atenção Psicossocial.


- Qual a importância dessa especialização para os profissionais da área?


O cenário atual pandêmico e pós-pandêmico exige um cuidado baseado em evidências científicas e humanizado com a saúde mental das populações, e uma pós-graduação na área possibilitará a aquisição dessas competências aos profissionais de saúde. Frente às demandas do mercado, o profissional da saúde precisa apresentar um diferencial no cuidado, na assistência, aquilo que vai trazer um brilho para o trabalho dele. E nós temos um mercado de trabalho cada dia mais competitivo, por isso uma especialização propicia essa qualificação.


- Como a Uniube se adequa às exigências do mercado atual nas disciplinas e cursos da área?


A Especialização Multiprofissional em Saúde Mental e Psiquiatria da Uniube vai ao encontro dessa demanda por profissionais qualificados. Para além disso, nosso conteúdo programático possibilita a aquisição de competências inerentes ao cuidar nesta área. Nosso corpo docente, com experiência educacional e prática na área, formará indivíduos prontos para responder de maneira eficaz às demandas atuais e emergentes na área de saúde mental e psiquiatria. Para a estruturação do curso, houve um estudo a fim de identificar as lacunas de conhecimento dos profissionais atuantes na saúde mental e psiquiatria. Para além disso, buscamos responder às demandas emergentes de um cuidado qualificado, humano e ético.


- Como será a pós ofertada pela Uniube?


A pós multiprofissional terá enfoque em todas as áreas inerentes ao cuidar em saúde mental e psiquiatria, perpassando aspectos que vão desde a história da psiquiatria, políticas públicas atuais, psicofarmacologia, psicopatologia, práticas integrativas complementares, saúde mental na atenção primária, saúde mental e famílias e gestão dos serviços da rede de atenção psicossocial. O curso, 100% on-line com aulas em tempo real, será ofertado em 22 meses com aulas em uma sexta e sábado por mês.


Inscrições abertas


A Especialização Multiprofissional em Saúde Mental e Psiquiatria está com inscrições abertas. A especialização é destinada a enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, profissionais de educação física, farmacêuticos, nutricionistas, biomédicos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. O curso é ofertado na modalidade ao vivo (on-line e em tempo real) e tem início previsto para novembro deste ano. As inscrições podem ser feitas pelo link: uniube.br > especialização > ao vivo