Coordenador de Pós em Crítica Cinematográfica da Uniube lança primeiro Dicionário Audiovisual do país | Acontece na Uniube

08 de abril de 22

O coordenador do curso de Especialização em Crítica Cinematográfica da Uniube, Juan Droguett, juntamente o professor Adriano Miranda e a Paco Editorial, lançaram, nesta semana, o primeiro Dicionário Audiovisual do país. O material foi feito em parceria com o Instituto Juan Droguett e tem a proposta inovadora de análise crítica das produções audiovisuais na pós-modernidade. A obra nasceu da demanda de sistematizar saberes e conhecimentos numa estrutura acessível, capaz de responder à formação teórica, metodológica e operacional em sete áreas específicas da profissão: imagem, som, edição, espectador, produção, exibição e negócios.

O material foi pensado, de modo geral, com base na necessidade de alunos de cursos de comunicação social: publicidade e propaganda, marketing, jornalismo etc. "Existe uma lacuna editorial no mercado brasileiro de dicionários sistêmicos da área do audiovisual. Por isso, compreendemos a relevância da comunicação audiovisual como um grande desafio para os estudantes e profissionais deste campo de conhecimento. Nós o pensamos no sentido de situar o usuário em torno do fenômeno global da informação e da comunicação que pauta a vida em sociedade nos distintos suportes digitais de atualidade", explica o coordenador.

O dicionário audiovisual é inédito no país e recolhe, organiza e sistematiza teorias da produção e recepção dos produtos da indústria cultural. "É um dicionário temático que oferece significados e sentidos que integram vozes matriciais do universo audiovisual, uma linguagem que une as novas formas de escrita do som e das imagens a serviço da criação e da liberdade do pensamento. Fornece informações para consultas, estabelecendo relações por meio de sugestivas trilhas de leitura, percursos de direcionamento imprescindível. Conceitos de decifração situados na ordem do uso, envolvendo aspectos relativos à história, teoria, metodologia e tendências. Incentiva a pesquisa, docência e criação neste campo sustentável do conhecimento, da técnica e da arte", complementa o professor Juan.

A ferramenta convida o leitor a navegar com segurança por apontamentos reforçados com uma bibliografia indispensável e atualizada. Assim, o profissional tem em mãos um trabalho único sobre a experiência estética do audiovisual. "A produção do Dicionário levou quatro anos de intensa pesquisa e escrita que a todo momento testava a compreensão dos verbetes com os alunos de graduação e iniciação científica nos cursos de comunicação. Nossa expectativa prevê que a obra seja utilizada no meio acadêmico e profissional como material de referência e consulta, aproximando o leitor à riqueza e diversidade desse modo de escrita que vai do olhar e escuta à cultura, com o intuito de gerar recursos tecnológicos aplicados ao planejamento, estratégias e performances nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção", finaliza Droguetti

Saiba mais em: https://editorialpaco.com.br/livro-dicionario-audiovisual/