Coordenador de Mestrado participa de livro sobre Toxoplasmose

18 de julho de 17
1 / 1

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos – Mestrado, professor Dr. Álvaro Ferreira Junior, teve participação no livro Toxoplasmosis no capítulo sobre Tecnologia IgY.  Além do coordenador, participaram os professores do curso de Medicina Veterinária da Uniube: Jandra Pacheco dos Santos, Joely Bittar e Eustáquio Bittar. Também, a egressa do programa de Mestrado Paula Boeira Bassi.


O livro aborda sobre a doença Toxoplasmose. De acordo com o coordenador, a doença parasitária é causada por Toxoplasma gondii. “Estima-se que mais de 25% da população mundial seja infectada. A toxoplasmose tem grande impacto em gestantes e pacientes com algum tipo de imunossupressão. Este livro traz diferentes abordagens dentro do tema toxoplasmose”, explica.


Devido aos trabalhos desenvolvidos na área, foi feito o convite para a participação no livro. “Enviamos uma proposta de assunto (Tecnologia IgY aplicada aos estudos com Toxoplasma gondii), a qual foi aceita pelo editor. A partir disso produzimos o material. Propusemos um tema dentro da expertise da equipe, fizemos uma ampla e atualizada revisão, com mais de 100 citações”, afirma.


O tema Tecnologia IgY foi desenvolvido pelo coordenador também no doutorado feito na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Ao final do doutorado publicamos um artigo na revista PLoS One. Atualmente desenvolvemos pesquisas com outros patógenos (Leishmania e Trypanosoma cruzi)”, destacou.


Sobre a importância da abordagem do livro o coordenador reforça que a Toxoplasmose é uma zoonose e um problema de saúde pública, por isso, qualquer tentativa de elucidar aspectos relacionados a ela são de grande interesse e se tornam um bem público. “Com essa participação no livro trazemos visibilidade para a Uniube e para o Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos”, completou.