Coordenador da CPA Uniube participará de evento sobre técnicas e avaliações do corpo docente nas IES | Acontece na Uniube

02 de setembro de 21

"Metodologias e Técnicas para Avaliação do Corpo Docente" será o tema da palestra que o coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade de Uberaba (Uniube), professor Nelson Rannieri, irá ministrar na próxima semana, a convite da empresa de consultoria educacional, Humus. A palestra será às 15h do dia 16/09, de forma totalmente remota. Segundo o docente, o evento servirá como uma troca de experiências e conhecimentos entre membros de CPAs de diversas instituições de ensino do país.

No mês passado, o coordenador da CPA também foi convidado pela Humus para apresentar um artigo com o mesmo tema. Para Rannieri, compartilhar as experiências com as avaliações do corpo docente é uma oportunidade de apresentar novas possibilidades de avaliação a outras instituições.

"Ao avaliar o corpo docente, além de ser parte integrante de um processo de avaliação estabelecido pelo MEC, as informações geradas permitem aos gestores reconhecerem, do ponto de vista dos alunos, as potencialidades e fragilidades do corpo docente. Dessa forma, os dados podem ser utilizados como instrumentos de gestão para melhoria da qualidade de aprendizagem do aluno", avalia o professor.

A participação do professor na palestra do dia 16 de setembro fará parte do "X Encontro Nacional de CPAs & VII Encontro Nacional de PIs", promovido pela Humus. O evento terá início no dia 14 e será transmitido ao vivo por plataforma própria da instituição.

Por dentro da CPA

O professor explica que as avaliações de docentes do ensino superior coletam informações sobre as práticas docentes e pedagógicas. A partir dos resultados, é possível conhecer a realidade educacional e fomentar discussões e reflexões que auxiliem na melhoria da qualidade de aprendizagem do aluno.

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais:  avaliação das instituições (externas e internas), avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes.

Na Uniube, as avaliações são feitas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). No componente de avaliação institucional, o corpo docente é avaliado anualmente pela CPA e permite à Universidade produzir informações que contemplam duas das dez dimensões proposta pelo Sinaes, sendo elas: políticas paro o ensino, pesquisa e extensão e as políticas de pessoal e carreira do corpo docente.