Clube de Medicina Esportiva trata atendimento integral do paciente

02 de maio de 17
1 / 3
2 / 3
3 / 3

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) iniciou, na última quarta-feira (26), as atividades do Clube da Medicina Esportiva. O curso é promovido pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) e visa destacar a importância do atendimento integral do atleta para a obtenção de uma boa recuperação. Ele é aberto e acontecerá mensalmente.


O Clube da Medicina Esportiva é um Programa de Educação Continuada Multidisciplinar em Medicina do Exercício e do Esporte. De acordo com o coordenador, José Martins, especialista em ortopedia e medicina do esporte, a intenção é divulgar a Medicina Esportiva e incentivar o contato multiprofissional no tratamento de atletas. “Esse evento é inédito em Minas, ainda mais por ser um curso de educação continuada. Então, a proposta é a de todos os meses nós convidarmos as várias especialidades médicas e as várias profissões para promovermos essa multidisciplinaridade”, explica o coordenador.


E para começar, a primeira palestra foi sobre Traumatologia do Esporte, ministrada pelo fisioterapeuta Daniel Faquineli Fernandes. “É importante difundir a medicina juntamente com a reabilitação dos atletas e ver como a fisioterapia pode contribuir, juntamente com a medicina, nas lesões esportivas. Quanto mais áreas envolvidas na reabilitação dos atletas, mais rápido é o retorno à prática esportiva”, destacou o fisioterapeuta.


O pós-graduando em curso de joelho e médico ortopedista, Paulo Cesar Vaz, ressaltou, como participante, a relevância do curso para o resultado do tratamento do atleta. “O que nós observamos no dia a dia é que para a satisfação total do paciente, por exemplo em um procedimento cirúrgico, é importante esse atendimento integral. Às vezes você faz o procedimento cirúrgico, o paciente não recuperou tão bem, porque faltou o atendimento da fisioterapia. Então eu acho que o mais importante do evento, além do conhecimento científico e de todas as palestras que vão ser dadas, é a integração de equipes, e a finalidade de tudo isso é o bem-estar do paciente”, afirma o participante.


O Clube da Medicina Esportiva acontecerá mensalmente, nas últimas quartas-feiras, às 19h no Anfiteatro 1 do MPHU. O evento é gratuito e aberto para todos aqueles que se interessarem em conhecer um pouco mais sobre a Medicina Esportiva. “A cada mês será abordado um tópico diferente e todas as vezes terá a participação de um ou dois médicos de especialidades diferentes e mais algum outro profissional de outra área, um educador físico, um fisioterapeuta, um odontólogo, um psicólogo, justamente para chamar a atenção que a Medicina Esportiva não é uma área médica, ela é uma disciplina multiprofissional, nós precisamos da integração dos vários cursos para ter o sucesso do tratamento do atleta”, finalizou o coordenador José Martins.