Cibersegurança: saiba como proteger dados e informações pessoais de ameaças on-line | Acontece na Uniube

Cibersegurança: saiba como proteger dados e informações pessoais de ameaças on-line

28 de julho de 25
1 / 1

O mundo conectado virou sinônimo de vulnerabilidade. Com o avanço acelerado da tecnologia e popularização do uso de serviços digitais, os internautas se tornaram alvos fáceis para golpistas que exploram a falta de segurança para aplicação de golpes. Para driblar esses riscos e proteger informações, a cibersegurança se torna uma ferramenta indispensável para empresas e usuários. 


Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Uniube, Luiz Paiva, a falta de conhecimento básico sobre segurança digital expõe a população a ameaças constantes. "O cenário da cibersegurança no Brasil é desafiador. Dados pessoais são valiosos porque permitem a abertura de contas falsas, solicitações de crédito, compras indevidas e até extorsões. Empresas ilegais também aproveitam as brechas para negociar essas informações no mercado negro digital", explica.


Entre as ameaças mais comuns estão: o phishing (mensagens fraudulentas que parecem vir de fontes confiáveis); malwares (vírus e softwares maliciosos), roubo de identidade e invasões a contas de redes sociais. Apesar dos riscos, o professor destaca que já há avanços importantes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o aumento dos investimentos em segurança da informação. "Uma dica para se proteger do phishing é desconfiar de erros de português, links estranhos e mensagens com senso de urgência, como 'atualize agora os dados'. Antes de acessar esses links, confirme as informações direto no site oficial da empresa", orienta.


O docente também recomenda o uso de plataformas públicas confiáveis para verificar a autenticidade de sites e domínios. "O site registro.br  é um ótimo recurso para checar se um endereço eletrônico está registrado de forma oficial. Além disso, antes de realizar transações financeiras, vale acessar o site do Banco Central para confirmar os canais oficiais da instituição. Entre outras medidas essenciais de proteção, estão: manter o sistema operacional do computador e do celular atualizado, utilizar senhas fortes, ativar a verificação em duas etapas e evitar o uso de redes Wi-Fi públicas para atividades sensíveis, como transações bancárias", finaliza Paiva. 


Carreira em ascensão 


Além de ser uma pauta de interesse público, a cibersegurança também se destaca como uma área estratégica para o mercado de trabalho. Com a digitalização crescente de serviços públicos e privados, a demanda por profissionais especializados em proteção de dados aumentou nos últimos anos e segue em ritmo acelerado.


"Hoje, empresas de todos os setores buscam especialistas capazes de identificar vulnerabilidades, proteger sistemas e reagir a incidentes. Isso gera oportunidades não apenas em grandes empresas de tecnologia, mas também em bancos, hospitais, startups e órgãos públicos. Quem investe em qualificação nessa área encontra um campo promissor, com alta empregabilidade e possibilidade de crescimento rápido", reforça o coordenador Luiz Paiva.


Para quem deseja ingressar nesse universo, a Uniube está com matrículas abertas para os cursos da área de Tecnologia da Informação, sendo eles: Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Com uma formação completa, atualizada e alinhada com as exigências do setor, os cursos contam com disciplinas práticas de proteção digital, análise de vulnerabilidades e uso ético da tecnologia. 


Saiba mais detalhes sobre os cursos e inscreva-se. 


Pâmela Rita