Centro Cultural Cecília Palmério é reinaugurado e conta com programação cultural gratuita | Acontece na Uniube

19 de abril de 22

O Centro Cultural Cecília Palmério (CCCP), localizado no Campus Centro da Uniube, ficará aberto para visitações durante os meses de abril e maio, e contará com uma série de atividades culturais e palestras sobre temas voltados ao patrimônio histórico de Uberaba. Toda a programação é gratuita e aberta à toda a população.

Nesta terça-feira (19), será aberta a Exposição Patrimônio Ressignficado, com obras e projetos de diversos profissionais da Arquitetura e Urbanismo da cidade de Uberaba, dando início às atividades do local. A noite também contará com a palestra Patrimônio Arquitetônico: consciência e consequências, ministrada pelo arquiteto Matheus Medeiros.

Para o curador do CCCP, Jorge Alberto Nabut, essa é uma oportunidade de estender à população uberabense conhecimentos voltados à história e arquitetura da cidade. "Na galeria do CCCP, o visitante acompanha, em várias pranchas, o detalhamento dos projetos desenvolvidos por diversos arquitetos da cidade. Além disso, contaremos com debates e palestras semanais, com diversos temas voltados à história de Uberaba. Esse será um momento importante de participação de toda a comunidade, para que não fiquemos alheios a temas que são tão importantes e que envolvem diretamente o cidadão uberabense e o patrimônio histórico da nossa cidade", explica.

O evento terá apoio da Fundação Cultural de Uberaba; Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM); cursos de História, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Audiovisual e Produção Publicitária da Uniube; Revista Primax; Observatório Urbano e o curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Confira a programação completa:

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
19/04/2022

- 19h30 - Exposição: Patrimônio Ressignificado

"Por diversas razões, Patrimônio Ressignificado é o tema escolhido para a exposição de reabertura do Centro Cultural Cecília Palmério. Ele envolve, diretamente, estudantes e profissionais formados no curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube. Jovens que, saídos da graduação, mantêm, consigo, ideais lá desenvolvidas e elaboradas, adaptando para a realidade local ensinamentos de grandes mestres e pensadores que inovaram e que avançaram nos conceitos e nas técnicas de habitar e coabitar as ilhas, condomínios e conjuntos, cidades e megalópoles (destino cada vez mais evidente da humanidade), os países, os continentes, as calotas polares e os desertos, enfim, o planeta Terra, em curso de encolhimento", explica Jorge Nabut.

- 20h - Palestra Patrimônio Arquitetônico: consciência e consequências Arquiteto | Palestrante: Matheus Medeiros (arquiteto e urbanista)

"Às estratégias de conhecimento e reconhecimento do patrimônio arquitetônico e artístico do núcleo urbano, somam-se outras, mais complexas, como sua utilização e preservação. Embora muitas vezes contraditória e insuficiente para lidar com tantos bens herdados da rica trajetória econômica e social, como é o caso de Uberaba, a política preservacionista acaba assegurando a sobrevida de construções relevantes, seja por seu conteúdo formal, seja pela significação remissiva do patrimônio adquirido do qual a população se sente 'proprietária'. Por outro lado e devido a vários fatores, muitos bens são deixados à deriva, descaracterizados, mutilados ou em processo de degradação. Em vez de mediadora e pedagógica, a Lei de Proteção do Patrimônio Cultural é, por muitas vezes, entendida como impositiva. Esse é um dos temas mais discutidos, há décadas, na cidade. Portanto, foi o tema escolhido para o primeiro dia de debate", complementa o curador.

26/04/2022
SESSÃO POLYTHEAMA - PALESTRA E RECITAL

- 19h30 - Palestra: O cinema em Uberaba: dos primórdios (1900) a 1930 | Palestrante: André Borges Lopes (historiador e articulista)

"O cinema assustou e empolgou o mundo. Em Uberaba, a sétima arte aporta, no primeiro ano do novo século, cinco anos apenas da primeira exibição dos irmãos Lumière, em Paris. O historiador André Borges Lopes é o convidado do CCCP para a abordagem do tema", comenta Nabut.

- 20h - A Música no Cinema Mudo | Apresentação Musical: Luci Fantato - Piano (Ernesto Nazareth)

03/05/2022
PAPÉIS PRECIOSOS - LITERATURA E POESIA

- 19h30 - Perspectiva em Móbile de Composição e de Leitura da obra "O Livro de Elias", de Jorge Alberto Nabut | Palestrante: Vânia Maria Resende (professora)

"Trazendo do campo da escultura a denominação mobile em francês (móbile em português), dada pelo artista Marcel Duchamp à escultura em movimento de Alexander Calder, é possível comparar a imprevisibilidade produzida por esse movimento com o complexo arcabouço de materiais de ocupação mutável, associativa e intercambiável da obra O Livro de Elias - poema a meu pai, do escritor uberabense Jorge Alberto Nabut", finaliza.

O Centro Cultural Cecília Palmério está localizado no Campus Centro da Uniube, na Avenida Guilherme Ferreira, 217 - Centro | Uberaba.