Cartilha sobre direitos dos idosos é lançada pela UATI-Uniube

19 de dezembro de 18
1 / 3
2 / 3
3 / 3

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) e o curso de Direito da Uniube lançaram, na última quinta-feira (13), a Cartilha de Direitos Básicos da Pessoa Idosa. O lançamento aconteceu em frente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Propepe), no Campus Aeroporto.


Para o coordenador da UATI, professor Caio Gonçalves, o desenvolvimento da cartilha é mais que uma atividade. É o cumprimento da missão da UATI. “É mais um momento onde as ações da UATI convergem para a proteção, a segurança e para a atividade do idoso, ou seja, tentando propiciar à pessoa idosa momentos de vida saudável, utilizando instrumentos de proteção a eles, que é cartilha”, diz.


Julia Maria de Freitas Nunes é umas das participantes da UATI. De acordo com ela, as atividades propiciam uma mudança de vida. “Com as oficinas da UATI eu me sinto outra pessoa. Se fosse um tempo atrás eu não vinha de jeito nenhum. Agora é diferente, eu fiz amizade, tenho novas amigas. É maravilhoso”, afirma.


A cuidadora de idosos, Carmem Maria de Jesus, concorda. “Todas as atividades que a gente faz é de uma forma tão gostosa que você sai com vontade de repetir. Quando acaba uma, a gente fica falando para o Caio: ‘Anda logo. Que dia vai ter a outra?’ É realmente uma mudança”, diz.


O professor Décio Bragança marcou presença no lançamento e ressaltou a importância da cartilha. “Às vezes, a gente não sabe quais os nossos direitos. O idoso tem muito direito, mas que ele desconhece. Essa é uma oportunidade de eles saberem, pelo menos, quais os seus direitos”, conclui.