Busca por cursos de pós-graduação cresce no Brasil, diz pesquisa
Logo depois de concluir a graduação em Enfermagem e já com o diploma na mão, Gabrielly Cristina Alves percebeu a necessidade de buscar novos conhecimentos e se qualificar para o mercado de trabalho. Foi quando ela decidiu se matricular numa pós-graduação em Urgência e Emergência na Universidade de Uberaba (Uniube). A iniciativa de não parar de estudar representou tanto para Gabrielly, que acabou ingressando numa segunda especialização, dessa vez em Terapia Intensiva Adulto. A aposta deu certo. Assim que concluiu as duas pós, a enfermeira se sobressaiu nos processos seletivos e conseguiu uma oportunidade de trabalho.
"Indico a pós-graduação para todas as pessoas, pois é uma forma de obter mais conhecimento e, assim, trazer mais qualidade para a assistência prestada. Gostei muito da pós da universidade, dos professores, das estruturas e do ensino de qualidade. Sem contar, as aulas práticas que me ajudaram bastante", recomenda a estudante.
Segundo o Instituto do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), nos últimos quatro anos, houve um aumento de 74% de alunos em cursos de pós-graduação e MBA, no Brasil. Gabrielly faz parte dessa estatística. Os motivos desse crescimento são apontados pelo coordenador de Pós-graduação Lato Sensu Presencial da Uniube, professor Eduardo Gouvêa.
"Os componentes cursados na graduação e as experiências profissionais não proporcionam ao estudante a colocação que merece, mas com a pós-graduação ele tem a possibilidade de alavancar a carreira, pois terá uma melhor percepção das situações práticas, ampliará o contato com pessoas qualificadas e aumentará a competência?, afirma Gouvêa.
Atento a essas oportunidades, o cirurgião-dentista, João Paulo Alves, começou a cursar uma especialização antes mesmo de concluir a graduação. "Eu iniciei a pós-graduação em Implantodontia seis meses antes de me formar, e seis meses depois da formação eu já estava exercendo a atividade. A pós-graduação possibilitou um leque de procedimentos a serem realizados e fez com que o meu desempenho clínico fosse diferente de um recém-formado?, conta.
Para o coordenador de Pós-graduação Lato Sensu Presencial da Uniube, os diferenciais da universidade é o que justifica o sucesso dos egressos. "Escolher uma instituição tradicional, com mais de 70 anos de história, faz o investimento do aluno valer a pena, pois lhe proporciona inúmeras vantagens que só uma universidade possui. Além disso, a Uniube conta com os melhores docentes da região e com um vasto portfólio de cursos que capacitam os estudantes para o mercado de trabalho", afirma.
As inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu presencial da Uniube estão abertas. Para conhecer todos os cursos ofertados, visite o site.