Artista Plástico doa obra artística para Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Uniube | Acontece na Uniube

Artista Plástico doa obra artística para Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Uniube

07 de outubro de 25
1 / 1

O artista plástico, advogado e professor, Fernando Rossi doou a pintura "Sianinha" à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Uniube. A obra, que foi destaque nas artes de divulgação do XIII Encontro de Pesquisa em Educação (EPEDUC) e inspirou releituras produzidas por alunos da Escola Estadual Brasil, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), agora passa a integrar o acervo artístico da Universidade. 


Segundo o autor, a pintura aborda sobre jornada do aprendizado, com foco nas descobertas, desafios e superações. "O lobo-guará representa essa caminhada constante e atenta, característica de quem busca compreender tanto o mundo quanto a si mesmo. O entardecer e os livros ao fundo representam, respectivamente, o tempo dedicado à reflexão e a base sólida do saber. Poder doar essa obra para a Uniube é uma forma de reconhecer a importância da instituição como espaço de construção e disseminação do conhecimento", destaca. 


O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, André Fernandes, conta que a obra irá evidenciar a relação entre a arte e a educação na instituição. "Temos diversas pinturas na Universidade e esta, em especial, representa a essência do EPEDUC ao destacar a educação como caminho de descobertas e transformações. Nosso objetivo é unir sempre essas duas dimensões e valorizar todas as expressões artísticas", pontua.


Releituras feitas por alunos da educação básica 


As releituras da obra do Fernando foram realizadas por alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Brasil, em uma atividade proposta pelas alunas do curso de Pedagogia, participantes do PIBID.


A coordenadora do programa e docente da graduação, Cinayana Silva, reforça a importância da iniciativa. "Esse foi um momento muito significativo, apresentado no EPEDUC, que evidenciou o trabalho realizado pelas integrantes do PIBID e a relação entre teoria e prática. Além de fortalecer a conexão entre a Universidade com a educação básica". 


Fernando Rossi também participou de um encontro virtual com os estudantes, no qual podê conversar sobre o processo criativo e o papel da arte na formação humana. "Foi uma experiência significativa. Ver que a minha obra dialoga com diferentes gerações e inspira novas interpretações reforça a minha convicção de que a arte é um instrumento de transformação e continuidade, capaz de atravessar gerações e contextos", conclui Rossi. 


Pâmela Rita