"Amizade Compatível" promove atividades em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue | Acontece na Uniube

25 de novembro de 21

25 de novembro: Dia Nacional do Doador de Sangue. Para celebrar a data, o Programa de Extensão "Amizade Compatível ? uma doação para a vida", por meio da coordenadora do Programa e Projetos de Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu, realizou uma série de ações para conscientização acerca do assunto e para captação de novos doares.

No último dia 17, uma live promovida pelo Amizade Compatível, com apoio do Projeto Maçom Sangue Bom e o Hemocentro Regional de Uberaba, atraiu mais de 1300 telespectadores que assistiram a palestras sobre temas relacionados à doação de sangue, entre elas: "A importância da doação voluntária de sangue", com Ivana Fonseca Leite Oliveira; "O Programa de Extensão Amizade Compatível e sua importância na comunidade universitária", com a professora Maria Theresa; e "O Programa de Extensão Amizade Compatível e sua importância na comunidade universitária (EAD)", com o professor doutor Ricardo Baratella.

A coordenadora do projeto explica que as ações realizadas pelo Amizade Compatível têm o objetivo de atrair doadores não somente no mês em que se comemora o Dia do Doador de Sangue, mas ao longo de todo o ano. "O Amizade Compatível realiza atividades contínuas tanto com a comunidade interna da Universidade quanto com a comunidade externa, sempre com o objetivo de sensibilização e compreensão das necessidades de manutenção dos estoques de sangue no Hemocentro. Neste mês, em comemoração à data e em parceria com o Projeto Maçom Sangue Bom e outros órgãos e setores da sociedade, realizamos lives, eventos, divulgações nas redes sociais e entrevistas a fim de aumentar a conscientização e atrair novos doadores", explica.

Conscientização e participação dos alunos

Ainda segundo a professora Maria Theresa, a participação dos alunos, principalmente da área da saúde, é muito importante para a execução do projeto. Além disso, findar parcerias com outros órgãos também tem garantido, ainda mais, a eficácia do trabalho que é realizado há vários anos. "Neste mês, tivemos a oportunidade de conhecer o caminhão da Saúde, Alegria e Sustentabilidade (SAS) Brasil, uma ONG itinerante com a qual fizemos parceria neste mês, que estava em Uberaba. Juntamente com os alunos, tivemos a oportunidade de conhecê-los, doarmos sangue e trabalharmos juntos com ações voltadas ao Dia Nacional do Doador de Sangue", completa a coordenadora.

Entre as atividades complementares do "Amizade Compatível ? uma doação para a vida", a professora Maria Theresa, juntamente com o professor doutor Ricardo Baratella, promoveram o curso "Formação Humanizada para doação de sangue e medula óssea", na Extensão Uniube. A atividade foi desenvolvida com alunos de cursos presenciais e EAD, durante 8 semanas, e tem encerramento previsto para a primeira semana de dezembro.