Amizade Compatível e Hemocentro de Uberaba realizam cadastro de doação de medula óssea no Campus Aeroporto | Acontece na Uniube

Amizade Compatível e Hemocentro de Uberaba realizam cadastro de doação de medula óssea no Campus Aeroporto

03 de dezembro de 25
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

O projeto de extensão Amizade Compatível, em parceria com o Hemocentro de Uberaba, realizou um mutirão de cadastro de doação de medula óssea, na última terça-feira (02/12), no Campus Aeroporto da Uniube. Ao todo, foram 54 cadastros feitos por alunos e colaboradores. Cada voluntário realizou a coleta de um tubo de sangue de 5 ml e teve o nome incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), banco de dados que reúne informações para a busca de doadores compatíveis no Brasil. 


A coordenadora do Amizade Compatível, Maria Theresa Cerávolo, destaca a relevância da iniciativa. "O aumento dos cadastros é muito importante, pois a chance de encontrar um doador compatível não aparentado é de aproximadamente um em cem mil. Ou seja, quanto mais pessoas cadastradas, maior a chance de encontrar a compatibilidade. De forma geral, a ação foi muito positiva", afirma. 


A integrante do projeto e aluna de Medicina da Uniube, Gabriela Alves Trindade, ressalta que a experiência fortalece a conscientização dentro do ambiente universitário. "Ao longo da ação, pude orientar os estudantes sobre o processo, esclarecer dúvidas e explicar a importância do cadastro de forma simples e objetiva. O contato com tantas pessoas interessadas em entender melhor sobre doação reforçou a relevância de ações informativas dentro da Universidade", pontua. 


Para a acadêmica, Ana Luisa Olivalves, a ação uniu teoria e prática para impactar a vida das pessoas. "Participar da atividade foi bem diferente do que eu imaginava no começo. Ver alguém que você abordou minutos antes fazer o cadastro me deu uma sensação tranquila de missão cumprida. No final, saí dali com a consciência de que cada cadastro pode representar uma chance de vida para alguém", finaliza. 


Pâmela Rita