Ambulatório SUS do MPHU é o novo campo de estágio dos alunos da Enfermagem | Acontece na Uniube

Ambulatório SUS do MPHU é o novo campo de estágio dos alunos da Enfermagem

18 de abril de 24

O Ambulatório do Sistema de Saúde Único (SUS) no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) é o novo campo de estágio de 30 alunos do 9º período do curso de Enfermagem da Uniube. O estágio será realizado durante todo o semestre sob orientação do enfermeiro e professor Fabiano Henrique Oliveira Sabino.

Segundo o coordenador do estágio, a ideia da implantação do novo campo de estágio é possibilitar que todos os alunos passem por uma experiência de trabalho profissional em um ambulatório. Serão 20 dias consecutivos de trabalho presencial no ambulatório, onde os alunos são divididos em equipes alternadas. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo de alunos está o acompanhamento de consultas dos pacientes, diagnóstico situacional, sugestão de melhorias no atendimento e produção de materiais de campanha e educativos utilizados para conscientização dos pacientes.

"A importância desse campo é quase que imensurável. É uma oportunidade que outras turmas ainda não tinham tido. O ambulatório hoje oferece um campo de possibilidades que outras unidades não oferecem. Algumas coisas se assemelham com a atenção primária, o que o pessoal já vê nas unidades de saúde. Outras são bem específicas. Então, os ambulatórios têm as especialidades como foco. Isso possibilita que os alunos construam muito conhecimento sobre cardiologia, saúde da mulher, reforçam técnicas como o Papanicolau, auxiliam em algumas demandas, até de urgência e emergência, que possam aparecer e que estejam dentro das possibilidades de atendimento de um ambulatório, encaminham, recebem, orientam os pacientes", pontua o professor.

Fabiano explica que o estágio no MPHU, por enquanto, ainda está restrito aos alunos de graduação em Enfermagem da Uniube. No entanto, a ideia é que, num futuro próximo, outros alunos, inclusive de cursos técnicos, tenham a oportunidade de atuarem na área ambulatorial e adquirirem experiência do processo.

Para os alunos que já vivem essa experiência, tem sido uma oportunidade única para o crescimento profissional deles. "A ideia é que todo mundo tenha a experiência de estágio ambulatorial. Agora ele é um espaço de construção de conhecimento e que precisa ser aproveitado", conclui Fabiano.

As atividades desenvolvidas pelos alunos podem ser acompanhadas nas redes sociais do MPHU.

Barbara Lemes