Alunos dos Cursos de Gestão participam de formação com a Receita Federal | Acontece na Uniube

Alunos dos Cursos de Gestão participam de formação com a Receita Federal

29 de março de 21

No início do mês de março, alunos dos Cursos de Gestão (Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Logística) participaram de um workshop on-line, promovido pela Receita Federal, em parceria com o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da Universidade de Uberaba (Uniube). O evento teve o objetivo de capacitar os universitários sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Durante o workshop, os alunos tiveram contato direto com auditores da Receita Federal, que abordaram desde explicações gerais sobre a DIRPF até explicações sobre os contribuintes que são obrigados a declarar o imposto, as formas de condições de doação do imposto para entidades de proteção à criança, a adolescentes e a idosos, além de demonstrarem, na prática, como é elaborada a declaração do Imposto de Renda.

A diretora dos Cursos de Gestão, professora Thaís Duarte, explica que o NAF é uma parceria criada pela Receita Federal com algumas universidades de todo o país, a fim de capacitar alunos a prestarem serviços aos contribuintes de baixa renda, pequenos empreendedores e Microempreendedores Individuais (MEI).

De acordo com Thaís, os alunos que participaram do evento com a Receita Federal aplicarão as aprendizagens nos atendimentos do NAF. "Todos estes alunos responsáveis pelo atendimento gratuito encontram-se sob supervisão de um professor e a assistência desenvolve-se dentro de um processo de prática profissional universitária, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos e, ao mesmo tempo, reforçando a ideia de cidadania fiscal. Isso contribui para formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres como profissionais", expõe a professora.

A aluna do último período de Gestão Financeira, Luana Elda Pereira, conta que o treinamento deu confiança para realizar os serviços de declaração de imposto de renda caso seja necessário. "Acredito que o treinamento acrescentou muito para a minha formação, tirou diversas dúvidas e pude ver, na prática e detalhadamente, como funcionava todo o processo. Caso seja necessário, agora temos total confiança para começar a realizar as declarações. Com certeza foi um aprendizado que irei executar na minha vida pessoal", declarou.

Segundo o professor dos Cursos de Gestão, Alexandre Pedroza, o treinamento também contribuiu para a formação crítica e reflexiva dos alunos sobre o papel da Receita Federal do Brasil. "Um dos pontos relevantes abordados durante o treinamento foi explicar para a comunidade que a Receita Federal atende a todas as necessidades e dúvidas que possam surgir, inclusive pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade, que é um dos canais de atendimento da Receita Federal do Brasil aqui em Uberaba", explica.