Alunos dos cursos de Agronomia e Tecnologia de Uberlândia visitam empresa de cultivo hidropônico | Acontece na Uniube

17 de outubro de 24

Os alunos dos cursos de Agronomia e Tecnologia de Uberlândia realizaram no dia 07 de outubro, uma visita técnica à empresa Folha D'Água Cultivo Hidropônico. O objetivo foi avaliar o sistema produtivo em bancadas hidropônicas e planejar uma proposta para o uso de tecnologia de robôs, visando a aplicação localizada de produtos dentro da estufa, atendendo a uma demanda do produtor rural. A visita foi acompanhada pelo professor Júlio Almeida, pelo gestor dos cursos de tecnologia, Stéfano Schwenck, e pelo gestor do curso de Agronomia, Fabrício Pelizer.

"A visita focou em oferecer uma solução ao produtor rural, no sentido de automatizar uma operação agrícola, especificamente a aplicação de produtos fitossanitários dentro da estufa, sobre as bancadas de hortaliças. Estivemos no local com os alunos para conversar com o produtor e avaliar o que poderia ser feito diante dessa situação. A visita aconteceu na Folha da Arbe-Hidroponia, uma empresa que utiliza tanto o sistema convencional de hidroponia, com solução nutritiva, quanto um sistema inovador de uso de areia importado de Israel, que otimiza o uso de água e nutrientes, garantindo alta qualidade na produção. Essa empresa inovadora atende mercados em Minas Gerais e Goiás, oferecendo produtos de longa vida e qualidade, estando em expansão com novas estufas", explica Fabrício Pelizer, gestor do curso de Agronomia.

Durante a visita, os alunos realizaram medições, discutiram ideias e avaliaram as condições das estufas para a futura instalação de robôs e construção do protótipo. "A visita foi extremamente relevante, pois demonstra a capacidade de extensão e proximidade da Universidade com os produtores rurais e a economia local. No caso da Universidade do Agro, cuja proposta é estar próxima dos produtores, atendendo suas demandas e promovendo a chegada de inovações ao campo, isso faz muito sentido. Além disso, serve como laboratório prático de aprendizagem para nossos alunos, que estiveram presentes, opinaram, aprenderam, deram sugestões e interagiram com o produtor, o que reforça o compromisso da Instituição em abrir portas para o mercado de trabalho, estágios e oportunidades para esses alunos. A experiência adquirida, por meio do contato com o produtor e com a tecnologia, proporciona uma bagagem que os torna profissionais diferenciados no mercado", conclui Pelizer.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro