Alunos do Instituto dos Cegos participam de atividade na Semana de Responsabilidade Social

04 de outubro de 19
1 / 8
2 / 8
3 / 8
4 / 8
5 / 8
6 / 8
7 / 8
8 / 8

Os alunos do Instituto de Cegos de Uberaba participaram, na semana passada, de uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Histologia Básica para deficientes visuais”, realizado pelos graduandos de Medicina, Fisioterapia e Odontologia. A visita foi uma das atividades feitas em comemoração à Semana da Responsabilidade Social e teve como objetivo a amostra tátil de órgãos humanos para alunos cegos e com baixa visão.


O projeto de extensão pretende criar maquetes com alto relevo e estrutura tátil de instrumentos utilizados na área da saúde. A coordenadora pedagógica do Instituto, Maria Aparecida de Lima, destacou o diferencial dessa atividade no processo de aprendizagem dos alunos. “No instituto os alunos estudam o corpo humano pelos livros e acabam não tendo esse contato tátil, então, para eles, está sendo um máximo poder manusear as partes do corpo humano.”


Os graduandos participantes da atividade também realizam monitoria, auxiliando o aprendizado de outros alunos da instituição. A professora e coordenadora do projeto, Giuliana Cristina Thedei, diz que, apesar dessa experiência, a atividade feita com o Instituto é algo diferente e inovador. “É uma oportunidade para eles verem que precisam utilizar de recursos diferentes, para explicar o que eles já iriam mostrar de uma forma para as pessoas que enxergam”, afirma.


A estudante do 4ª período de Medicina, Sara Alves Parreira, juntamente com a professora Giuliana, foi uma das precursoras do projeto, criado há oito meses. Ela comentou sobre a expectativa para o futuro. “A nossa expectativa para o projeto é conseguir encorajar crianças a fazerem uma graduação, desmistificando a ideia de que eles são incapazes devido à deficiência. Queremos também deixar o nosso material adaptado para que os professores possam utilizar em aula”, finaliza.