Alunos do Instituto dos Cegos participam de atividade na Semana de Responsabilidade Social | Acontece na Uniube

04 de outubro de 19

Os alunos do Instituto de Cegos de Uberaba participaram, na semana passada, de uma atividade promovida pelo projeto de extensão “Histologia Básica para deficientes visuais”, realizado pelos graduandos de Medicina, Fisioterapia e Odontologia. A visita foi uma das atividades feitas em comemoração à Semana da Responsabilidade Social e teve como objetivo a amostra tátil de órgãos humanos para alunos cegos e com baixa visão.

O projeto de extensão pretende criar maquetes com alto relevo e estrutura tátil de instrumentos utilizados na área da saúde. A coordenadora pedagógica do Instituto, Maria Aparecida de Lima, destacou o diferencial dessa atividade no processo de aprendizagem dos alunos. “No instituto os alunos estudam o corpo humano pelos livros e acabam não tendo esse contato tátil, então, para eles, está sendo um máximo poder manusear as partes do corpo humano.”

Os graduandos participantes da atividade também realizam monitoria, auxiliando o aprendizado de outros alunos da instituição. A professora e coordenadora do projeto, Giuliana Cristina Thedei, diz que, apesar dessa experiência, a atividade feita com o Instituto é algo diferente e inovador. “É uma oportunidade para eles verem que precisam utilizar de recursos diferentes, para explicar o que eles já iriam mostrar de uma forma para as pessoas que enxergam”, afirma.

A estudante do 4ª período de Medicina, Sara Alves Parreira, juntamente com a professora Giuliana, foi uma das precursoras do projeto, criado há oito meses. Ela comentou sobre a expectativa para o futuro. “A nossa expectativa para o projeto é conseguir encorajar crianças a fazerem uma graduação, desmistificando a ideia de que eles são incapazes devido à deficiência. Queremos também deixar o nosso material adaptado para que os professores possam utilizar em aula”, finaliza.