Alunos do Direito Uniube visitam Memorial do Judiciário, no Fórum Melo Viana | Acontece na Uniube

Alunos do Direito Uniube visitam Memorial do Judiciário, no Fórum Melo Viana

30 de novembro de 23

A turma do Estágio 1 de Direito Civil, do curso de Direito da Uniube, visitou, em novembro, o Fórum Melo Viana e o Memorial do Judiciário. Lá, foram recebidos pelo diretor do foro, juiz Fabiano Garcia Veronez.

Segundo o professor Vinicius Carneiro, 13 dos 15 alunos da turma estiveram presentes e conheceram mais sobre o Poder Judiciário, o funcionamento, a estrutura organizacional e o espaço físico. Para ele, a visita possibilitou aos acadêmicos aprenderem sobre o ambiente forense, o que é de suma importância para a formação profissional.

"Durante a visita, os alunos conheceram o salão do júri, uma das secretarias judiciais, sala de audiência e gabinete. Na sequência, conheceram também o Memorial do Judiciário, o único do gênero existente no interior do estado de Minas Gerais. Na ocasião, puderam ter acesso ao acervo do museu, que conta com diversas peças processuais de casos extremamente curiosos. Foi uma grande oportunidade para conhecerem um pouco mais sobre a história do Judiciário local e estadual", relatou o professor.

Quem compartilha dessa análise é o aluno José Falconi Neto. Para ele, a visita foi extremamente proveitosa, e abrangeu não só o aspecto jurídico, mas também histórico do Fórum.

"A visita ao Fórum muito útil e proveitosa para mim, como acadêmico. Fomos recebidos pelo senhor diretor do Foro, que é detentor de grande conhecimento acerca do funcionalismo forense e conseguiu nos passar de forma sucinta, e com muita clareza, as experiências profissionais além do conhecimento sobre como é o serviço realizado pelos advogados. Esse é o foco do estudo universitário, e muitas vezes, a falta desses conhecimentos cria empecilhos para um advogado recém-formado. Além disso, visitamos o Memorial, onde foi possível acompanhar a história do Judiciário de Uberaba e região, conhecendo um pouco sobre alguns casos importantes e marcantes para a sociedade", expôs o aluno.

Luiz Henrique Cruvinel