Alunos do Direito participaram de Colóquio Internacional | Acontece na Uniube

Alunos do Direito participaram de Colóquio Internacional

08 de novembro de 19

Os alunos do curso de Direito que atuam no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura (NEPEDILL) apresentaram trabalhos científicos no VIII Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL). O evento realizado entre os dias 23 e 26 de outubro em Vitória (Espírito Santo) reuniu pesquisadores, docentes e estudantes com o intuito de debater sobre a forma como o Estado e as instituições vêm lidando com o surgimento de novas tecnologias.

Os trabalhos apresentados pelos estudantes Lucas Batista, Milena Caetano, Lucas Ferreira, Suellen Silva, Victor Afonso, Karina Silva, Amanda Danyane, Nathalia Silva e Tricia Roza foram supervisionados pela professora e coordenadora do NEPEDILL, Thaisa Haber Faleiros. A docente explica que os temas abordados foram escolhidos por cada aluno, que se aprofundou neles por meio de leituras específicas. “As temáticas bem variadas no final se combinam pela abordagem apresentada por meio da literatura ou, propriamente, um estudo feito em cima da abordagem que a literatura apresentou para essas”.

A estudante do 7º período, Karina Milhorim, afirmou que a apresentação de trabalhos neste evento foi essencial para o desenvolvimento de habilidades, como a escrita, a oratória e a capacidade de síntese. “Participar do CIDIL favoreceu a nós, alunos, quanto à possibilidade de desenvolvermos nossa criticidade. Retorno do evento com a sensação de que há um universo imenso a ser estudado e que o estudo, a partir da literatura, favorece a humanização e a criticidade dos operadores do Direito”.

O acadêmico do 6° período, Victor Afonso, destaca as diferentes temáticas que foram abordadas pelos palestrantes. “O que me chamou a atenção foi a amplitude do evento, que contou com palestrantes dos mais diversos nichos de atuação e nacionalidades, celebrando uma metodologia de pesquisa tão relevante, que é a de Direito e Literatura”.

A professora Thaisa ressalta a importância da participação e apresentação de trabalhos no CIDIL. “É importante, pois há um estreitamento de laços com outras instituições, sejam elas nacionais e internacionais. Além de apresentar os alunos a novos horizontes e novas possibilidades, mostrando a capacidade e o potencial da nossa instituição”.