Alunos do curso de Pedagogia da Uniube participam de mostra sobre práticas pedagógicas
Evento realizado no anfiteatro do Bloco C, no Campus Aeroporto, teve o propósito de promover a integração da teoria com a prática nas salas de aula, envolvendo o processo de ensino da leitura e escrita
Na última segunda-feira (3), os alunos do curso de Pedagogia presencial da Uniube participaram da Mostra de Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Alfabetização Humanizadora na Educação Infantil.
Realizado no Anfiteatro C01, o encontro foi promovido, em parceria com o curso de Pedagogia da Uniube, pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Uberaba.
O encontro promoveu a integração entre as atividades teóricas desenvolvidas pelos alunos da Pedagogia da Uniube na disciplina de Alfabetização e Letramento, com as experiências práticas apresentadas pelas professoras da rede municipal de ensino.
A coordenadora do Programa Institucional de Monitoria de Ensino (PIME) da Uniube, Renata Junqueira, esteve presente na Mostra, que também teve o intuito de criar um espaço de diálogo sobre a educação básica para reforçar a formação inicial de professores.
Esse evento fez parte das ações do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Educação Infantil, que foi criado pela Semed com base nas diretrizes da LDB (Lei nº 9.394/96) e do Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).
O Núcleo tem como objetivo, fomentar ações integradas de pesquisa, formação e apoio técnico, visando a qualificação das práticas pedagógicas e das políticas intersetoriais para a infância.
Foco na alfabetização humanizadora
Durante a Mostra, professoras do Centro Municipal de Educação Infantil "Diego José Ferreira Lima" apresentaram práticas pedagógicas pela perspectiva de um processo de alfabetização humanizadora, que engloba tanto a leitura quanto a escrita, com a mediação da professora do curso de Pedagogia da Uniube, Cíntia Resende Corrêa.
As práticas pedagógicas apresentadas contemplam as discussões e estudos realizados durante as Formações Continuadas fundamentadas nos princípios apresentados pelo NAHum - Núcleo de Alfabetização Humanizadora, grupo que é formado por educadores.
"A alfabetização humanizadora discute o processo de alfabetização para além do aprendizado técnico, para a formação de indivíduos conscientes, críticos e participantes por meio dos atos de ler e escrever. Nesse sentido, o processo alfabetizador precisa ser guiado pelo significado das palavras, considerando a apropriação da linguagem escrita em movimento e nos eventos da vida", destaca Corrêa.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Uniube, Lúcia Helena Junqueira, a participação dos alunos na Mostra é uma experiência muito significativa. Segundo Junqueira, esse momento permite a vivência, de forma concreta, da teoria e prática, observando como os conhecimentos estudados em sala de aula se materializam nas ações cotidianas da escola básica.
"Esse diálogo com as professoras da rede municipal enriquece a formação docente, despertando um olhar mais crítico, reflexivo e sensível sobre o processo de alfabetização. A formação de professores vai muito além da aplicação de técnicas, ela exige compromisso, empatia e compreensão do papel transformador da educação", conclui Lúcia Helena Junqueira.
Vander Souza