Alunos do curso de Medicina Veterinária participam de Congresso Nacional

02 de setembro de 19
1 / 1

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube participaram do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), realizado entre os dias 13 e 16 de agosto. O Congresso apresentou palestras com temas em diversas áreas da produção animal e teve participação de mais de 1000 conferencistas, entre eles alunos de ciências agrárias, técnicos, professores e pesquisadores.


Os acadêmicos Arthur Cardoso, Gabriel Rezende, Joel Rezende Filho, Lívia Toledo, Marcos Nunes e Aline Pereira, apresentaram, sob a orientação do professor e doutor Mauricio Scoton Igarasi, quatro resumos científicos. Os trabalhos foram derivados da dissertação do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos do ex-aluno da Uniube, André Fernandes. Atualmente, André é coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Raça Gir Leiteiro (PMNGL);e, juntamente com o apoio da Associação Brasileira de Criadores do Gir Leiteiro (ABCGIL), Embrapa e Uniube, ele e os alunos realizaram a pesquisa, que recentemente foi publicada na Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia.


A estudante do 6º período de Medicina Veterinária, Lívia Toledo, falou sobre a experiência de participar e apresentar um trabalho no Zootec. “Como foi meu primeiro congresso foi uma emoção única. Eu fui avaliada por excelentes profissionais e pude transmitir meu conhecimento para diversas pessoas, isso me enriqueceu muito de forma pessoal e profissional”, conta.


O professor Mauricio destacou a importância de produzir trabalhos científicos para eventos como esse. "A participação de alunos de graduação em pesquisas e eventos científicos é muito importante para a formação profissional. Temos uma alta demanda de pesquisa pelos alunos, e a iniciação científica está sendo cada vez mais procurada, uma vez que a integração aliada com o Programa de Mestrado rende bons frutos”, conclui.