Alunos do curso de Direito desenvolvem Glossário Jurídico | Acontece na Uniube

Alunos do curso de Direito desenvolvem Glossário Jurídico

16 de maio de 23

Alunos do curso de Direito da Uniube contribuíram para a construção de um Glossário Jurídico. Coordenado e revisado pela coordenadora do curso de Direito, Andréa Queiroz Fabri, e pelo professor Fernando Fonseca Rossi, o objetivo do trabalho é de estimular os alunos a participarem de pesquisas científicas, além de ser uma fonte de consulta para a sociedade. Ao todo, 30 alunos participaram.

De acordo com o professor do curso de Direito da Uniube, Fernando Rossi, o glossário jurídico da Universidade de Uberaba tem por objetivo fomentar os primeiros passos dos alunos na pesquisa científica. "Este trabalho resulta de um compromisso entre o corpo docente e o discente, pois a interação entre eles resulta em um verbete jurídico construído a "várias mãos". Os alunos são impactados pelo glossário jurídico, não apenas pela busca do conhecimento, mas também por colaborar com um produto para academia, mas igualmente em prol da sociedade. É uma contribuição que ajudará os discentes na sua formação estudantil com destaque na sua formação profissional. O glossário será disponibilizado ao público em geral. O mesmo poderá ser utilizado pelos alunos em suas futuras pesquisas e trabalhos acadêmicos, bem como poderá ser uma fonte de consulta da sociedade que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre os termos jurídico em que é envolvida todos os dias", explica.

A aluna Maria Cecília de Lima Machado, do 4° período do curso de Direito, participou da elaboração do segundo capítulo: Constitucionalismo. "Acho que a pesquisa para um artigo é uma coisa bem mágica! Você precisa adquirir o conhecimento de outras pessoas para montar a base da sua argumentação e desenvolver um ponto, e isso é incrível, mostra o quanto o nosso curso e até mesmo a nossa vida, é baseada em experiências passadas. Agregou muito conhecimento e ainda mais experiência, o trabalho desenvolvido pelo prof. Fernando me deu a base para construir outras coisas, não só voltadas à Universidade. Gostaria de parabenizar não só o prof. Rossi pela ideia do projeto, mas também todas as pessoas envolvidas. Sinto que o glossário é algo que realmente é aproveitado e não apenas jogado, é algo que você realmente precisa pensar para desenvolver e tem tempo para isso, e o tempo, na minha concepção, é a chave para um trabalho perfeito", avalia.

A aluna Maíra Gonçalves Bento, do 4° período do curso de Direito, também participou do desenvolvimento do segundo capítulo: Constitucionalismo. "Gostei muito de participar da produção do trabalho, pois acredito ser algo que nos ajude na fixação da matéria e principalmente em ter um norte de como realizar pesquisas para futuros trabalhos acadêmicos que são importantes, buscando fontes seguras em livros, artigos etc. Por ter sido a primeira aplicação desse tipo de trabalho (glossário), acredito que estava todo mundo perdido em como estruturar, como abordar, mas sempre fiz trabalhos com a Maria Cecília, e nos damos super bem, conversamos bastante até chegar no resultado esperado. A escolha do tema foi aleatória, mas fiquei muito feliz, pois o direito constitucional era o tema que mais me interessava na época e até hoje me desperta muita atenção. Apesar de ser uma matéria densa, gostei muito de aprender por se tratar de assuntos corriqueiros e que muitas vezes nem sabemos como funciona", finaliza.