Alunos do curso de Direito apresentam trabalhos em congresso na USP | Acontece na Uniube

Alunos do curso de Direito apresentam trabalhos em congresso na USP

09 de dezembro de 19

Os alunos do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube) apresentaram trabalhos científicos no “IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política”, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro. O evento reuniu congressistas internacionais que palestraram sobre os temas de Direito Constitucional, Ciência Política, Filosofia Política e Filosofia Constitucional.

A professora Adriana Aidar coordenou os trabalhos apresentados pelos alunos Victor Afonso, Lucas Ferreira e Thiago dos Santos. O estudante Victor Afonso explica que os trabalhos foram desenvolvidos por meio de um grupo de pesquisa. “A Universidade nos proporciona programas e alternativas dentro dos três eixos possíveis: pesquisa, ensino e extensão. Em relação a esse trabalho me refiro especificamente à pesquisa, que é possível graças à existência de grupos de pesquisa e iniciações científicas”.

O universitário Thiago dos Santos está no décimo período do curso de Direito e afirma que o congresso contribuiu para novas perspectivas do futuro. “O congresso foi determinante na minha escolha de permanecer no meio acadêmico, tendo em vista que estou na iminência de concluir o curso de Direito”.

Adriana destaca a importância de os alunos participarem e apresentarem trabalhos em congressos. “A importância está na troca de conhecimento entre pesquisadores dos mais variados lugares do Brasil e do mundo, circulando ideias e resultados de pesquisas que, em última instância, vão provocar mudanças nos estudos sobre o Direito e na vida dos indivíduos”.

O acadêmico Lucas Ferreira concorda com a docente e ressalta os benefícios adquiridos. “Participar de um evento como esse é importante para o desenvolvimento de nossas pesquisas, além de podermos representar a Uniube em esferas diferentes de construção do pensamento jurídico nacional e internacional”, conclui.