Alunos do curso de Direito apresentam trabalhos em congresso na USP

09 de dezembro de 19
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Os alunos do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube) apresentaram trabalhos científicos no “IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política”, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro. O evento reuniu congressistas internacionais que palestraram sobre os temas de Direito Constitucional, Ciência Política, Filosofia Política e Filosofia Constitucional.


A professora Adriana Aidar coordenou os trabalhos apresentados pelos alunos Victor Afonso, Lucas Ferreira e Thiago dos Santos. O estudante Victor Afonso explica que os trabalhos foram desenvolvidos por meio de um grupo de pesquisa. “A Universidade nos proporciona programas e alternativas dentro dos três eixos possíveis: pesquisa, ensino e extensão. Em relação a esse trabalho me refiro especificamente à pesquisa, que é possível graças à existência de grupos de pesquisa e iniciações científicas”.


O universitário Thiago dos Santos está no décimo período do curso de Direito e afirma que o congresso contribuiu para novas perspectivas do futuro. “O congresso foi determinante na minha escolha de permanecer no meio acadêmico, tendo em vista que estou na iminência de concluir o curso de Direito”.


Adriana destaca a importância de os alunos participarem e apresentarem trabalhos em congressos. “A importância está na troca de conhecimento entre pesquisadores dos mais variados lugares do Brasil e do mundo, circulando ideias e resultados de pesquisas que, em última instância, vão provocar mudanças nos estudos sobre o Direito e na vida dos indivíduos”.


O acadêmico Lucas Ferreira concorda com a docente e ressalta os benefícios adquiridos. “Participar de um evento como esse é importante para o desenvolvimento de nossas pesquisas, além de podermos representar a Uniube em esferas diferentes de construção do pensamento jurídico nacional e internacional”, conclui.