Alunos do curso de Agronomia visitam propriedade rural com projeto de fertirrigação
Alunos do primeiro período de Agronomia da Universidade do Agro, em Uberlândia, acompanhados pelo gestor do curso, professor Fabrício Pelizer, realizaram, no dia 18 de novembro, uma visita técnica à fazenda do Grupo Colmeia Yagro, localizada na zona rural de Tupaciguara (MG). A propriedade é reconhecida por seu modelo integrado de produção, e os futuros agrônomos tiveram a oportunidade de conhecer práticas de fertirrigação baseadas no aproveitamento de dejetos líquidos de suínos (DLS) e sua aplicação em diferentes sistemas de cultivo.
Durante a visita, os estudantes foram apresentados às diversas atividades desenvolvidas na fazenda, como suinocultura em parceria com a BRF Brasil Foods S.A., culturas anuais (milho e soja), seringueira, eucalipto e pastagens intensivas. "A prática sustentável de fertirrigação foi um dos destaques, demonstrando como o biofertilizante produzido a partir do DLS é utilizado para enriquecer os solos e melhorar a produtividade das culturas. Os alunos conheceram o funcionamento do sistema de biodigestores e lagoas de estabilização, que tratam os efluentes antes de sua aplicação no solo. A explicação incluiu a análise do impacto do DLS na fertilidade do solo, com exemplos de recomendação de taxas de aplicação para diferentes culturas, além da amostragem de solo e o manejo correto das áreas agrícolas. A atividade proporcionou uma visão prática dos conceitos de agricultura sustentável, especialmente na integração de resíduos orgânicos da produção animal na agricultura, conservação do solo e eficiência produtiva. Os alunos puderam observar de perto as soluções tecnológicas adotadas pela propriedade, como o sistema de aspersão, e compreender a importância do monitoramento e da análise do solo para garantir a sustentabilidade das práticas agrícolas, conectando os aprendizados da disciplina de Ciências Agrárias à realidade do campo", explicou o professor Fabrício Pelizer.
Além do aprendizado técnico, a visita incentivou reflexões sobre os desafios da gestão ambiental em propriedades rurais de grande porte. "Foram discutidos temas como os riscos de contaminação do solo e das águas e as estratégias para mitigá-los, reforçando a importância de práticas agrícolas responsáveis. Essa foi mais uma experiência prática acumulada já no primeiro período do curso de Agronomia. A atividade não apenas ampliou os conhecimentos técnicos e práticos discutidos em sala de aula, mas também despertou o interesse por temas como sustentabilidade, manejo integrado e inovação no agronegócio. A presença do aluno no campo é uma marca do compromisso da Universidade do Agro em oferecer uma educação de qualidade, conectando teoria e prática para formar profissionais preparados para os desafios do setor agrícola", pontua Pelizer.
"Foi muito interessante ver na prática conceitos aprendidos em sala de aula e ter contato direto com o produtor rural e a realidade do campo. As visitas técnicas ampliam nossa compreensão sobre as demandas e soluções do setor agropecuário, além de contribuir significativamente para nossa formação profissional desde o início do curso", finaliza a aluna do curso de Agronomia, Michelle Borges.
Carolina Oliveira | Universidade do Agro