Alunos do curso de Agronomia em Uberlândia realizam visita técnica na AMIPA e Embrapa
Os alunos do curso de Agronomia da Universidade do Agro em Uberlândia realizaram, na última segunda-feira, 28, uma visita técnica à Associação Mineira de Produtores de Algodão (AMIPA) e à Embrapa, acompanhados pelo professor e gestor do curso, Fabrício Pelizer. A atividade integra a jornada prática dos estudantes, com foco em Ecossistemas de Inovação Tecnológica no Agro.
"Estivemos nas instalações da Associação Mineira de Produtores de Algodão (AMIPA) e da Embrapa em Uberlândia, onde exploramos a inovação tecnológica na cadeia produtiva do algodão. Os pesquisadores da Embrapa apresentaram várias inovações e um portfólio de pesquisas voltado para a cadeia do algodão, abordando temas como posicionamento de variedades, qualidade de fibra e de caroço, rendimento das culturas e aspectos técnicos, como controle de pragas e doenças, adaptação das variedades em zonas agroclimáticas do estado, e avanços de pesquisa e inovação que estão no escopo da Embrapa", explica o gestor do curso de Agronomia da Universidade do Agro em Uberlândia, Fabrício Pelizer.
A AMIPA oferece suporte técnico e decisório aos produtores de algodão, mapeando toda a cadeia produtiva. "Eles auxiliam os produtores na escolha das melhores variedades para suas regiões, época ideal de plantio e também na comercialização. Nossos alunos tiveram a oportunidade de conversar com o técnico da AMIPA, Anicésio Rezende, que que fez uma explanação espetacular sobre a cadeia produtiva, incluindo subprodutos e todas as etapas que compõem essa cadeia", comenta.
Os alunos também visitaram uma biofábrica de inimigos naturais usados na cultura do algodão e do café. "Acompanhamos o processo de seleção desses insetos, observamos seu direcionamento para o combate de pragas específicas, e os alunos puderam ver as fases de criação, desde a larval até a fase adulta. A visita foi enriquecedora, com uma análise aprofundada da cadeia produtiva do algodão. Fomos muito bem recebidos, o que reforça a capacidade de interlocução da Universidade do Agro com atores relevantes na região, proporcionando aos nossos alunos uma conexão prática que tem uma conexão profunda com a sala de aula", finaliza Pelizer.
Carolina Oliveira | Universidade do Agro