Alunos de Mestrado vão ao Piauí para desenvolver pesquisa | Acontece na Uniube

Alunos de Mestrado vão ao Piauí para desenvolver pesquisa

06 de novembro de 17

Os alunos do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópico (PPGSPAT) – Mestrado, João Paulo Silveira e Taís Maciel Afonso, realizaram uma viagem até o Estado do Piauí para coletar amostras para o desenvolvimento de um projeto de dissertação. A viagem é resultado da parceria entre o Programa com a Embrapa Meio Norte.

As pesquisas dos dois estudantes se referem à raça Curraleiro Pé-Duro. De acordo com os mestrandos foi realizado um abate de bovinos da raça, os cruzados e raça nelore. “O meu projeto é sobre as avaliações de carcaça e carne do Curraleiro Pé-Duro e de seus cruzamentos comparado a outras raças. O Projeto do João Paulo é analisar e comparar amostras de testículos de bovinos da raça Curraleiro Pé-Duro e seus cruzamentos com animais das raças Nelore, Angus e Senepol”, explica a estudante Taís.

Ainda segundo a estudante a raça Curraleiro Pé-Duro é nacional e adaptada aos climas tropicais e regiões semi-áridas. “A viagem ao Piauí foi de extrema importância pelo intercâmbio e parceria entre instituições de pesquisa (Uniube , UFPI – Universidade Federal do Piaui e Embrapa Meio Norte).  Além do conhecimento técnico adquirido, a troca de informações de diferentes regiões, culturas, foi muito gratificante e surpreendente. Nessa viagem pude realizar a coleta de dados para meu projeto de mestrado com gado Curraleiro que tem sido alvo de pesquisas na Embrapa Meio Norte”, destaca a estudante.

Segundo o mestrando João Paulo, a primeira parte do projeto, que foi a coleta do material no Piauí, ocorreu dentro das expectativas e como planejado: “Esperamos que a avaliação dos materiais coletados ocorra da mesma forma, que seja possível concluir nossas hipóteses e produzir informações que vão contribuir de forma significativa, não só para comunidade cientifica, mas para toda a população”.