Alunos de Medicina Veterinária arrecadam R$5 mil em menos de oito horas para ajudar colega a continuar os estudos | Acontece na Uniube

17 de março de 23

"Quem tem amigos nunca está sozinho". Essa é a frase que iniciou a carta que mudou o ano de José Estevam, ou Zé, como gosta de ser chamado. A carta foi entregue pelos colegas de Zé, alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube, que mobilizaram professores e comunidade para arrecadar dinheiro e ajudá-lo a continuar os estudos na Universidade.  Em menos de oito horas, os estudantes conseguiram o valor necessário para Zé renovar a matrícula e se manter como aluno regular.

A ideia de arrecadar dinheiro para ajudar o estudante surgiu quando os colegas de sala de Zé Estevam não visualizaram o nome dele na lista de chamada. "Nós perguntamos o porquê e ele disse que a família dele estava tentando conseguir o dinheiro para pagar. A partir daí, perguntávamos toda semana e ele sempre dava a mesma resposta. Então, descobrimos que era o último dia que ele poderia fazer a rematrícula e decidimos fazer a vaquinha para arrecadar o valor. Não queríamos contar antes, pois sabíamos que ele poderia não aceitar, então fizemos a surpresa no dia seguinte, quando já tinha dado tudo certo", conta a aluna do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Laís Campoi Paschoal.

Zé sempre se destacou na turma por participar de todas as atividades, ser pontual e participativo nas aulas. Com sorriso aberto e religioso, o estudante conquistou a turma e os professores. "Ele é muito querido por todos, a nossa relação com ele é muito leve, todo mundo gosta muito dele, ele é brincalhão, sorridente, esforçado e muito estudioso", continua Laís.

Com dificuldades financeiras, quase desistiu do sonho de se formar, foi então que os colegas resolveram. "Meu pai trabalha em uma empresa que oferece um desconto para os colaboradores e dependentes que fazem curso superior, mas meu pai estava resolvendo umas questões relacionadas à aposentadoria e não estava dando certo de receber esse valor de desconto pela empresa. E lá em casa a situação foi ficando mais apertada, estávamos passando dificuldade, até para eu vir para a Universidade, já que sou de outra cidade. Então, eu me sentia muito mal, pois eu não teria como formar ano que vem. Fiquei muito chateado, pois eu teria que parar, tentar voltar um período, mas graças a Deus os meus colegas se uniram e deu certo", explica o estudante.

O diretor do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Eustáquio Resende Bittar, enaltece que a ação foi extremamente importante e louvável. "Hoje em dia nós falamos muito sobre o individualismo, sobre como as pessoas só pensam em si mesmas e essa turma demonstrou que isso não é uma realidade de todos, que nós temos pessoas que se preocupam com o próximo. Eles se sensibilizaram com a situação de um colega e fizeram essa grandiosa ação que nós consideramos maravilhosa. E isso nos dá orgulho, mostra que além de formarmos profissionais no âmbito técnico, nós conseguimos também perceber o desenvolvimento do aluno no aspecto humano, o que nos deixa muito felizes com o trabalho que realizamos dentro do curso".

O estudante agradece o apoio dos colegas e a união de todos para essa ação. "Achei a ação linda. Fico sem palavras para descrever essa atitude de pura caridade comigo. Essa é a prova do grande amor de Deus, não só por mim, mas por todos aqueles que fizeram isso. Tocou o coração de todo mundo", compartilha.

"Ações como essa são importantes para mostrar que ainda existem pessoas boas que querem ajudar o próximo. Com essa ação, o Zé percebeu que ele é muito querido para a nossa turma e para nosso curso", finaliza Laís.