Alunos de IC realizam visita técnica em clínicas de imagem | Acontece na Uniube Nesse mês de março, alunos do curso de Engenharia da Computação, da Uniube..."> Nesse mês de março, alunos do curso de Engenharia da Computação, da Uniube...">

Alunos de IC realizam visita técnica em clínicas de imagem

28 de março de 19
1 / 2
2 / 2

Nesse mês de março, alunos do curso de Engenharia da Computação, da Uniube Uberlândia participaram de visitas técnicas em clínicas que realizam exames de tomografia e ressonância. Os alunos são do projeto de Iniciação Científica (IC) “Desenvolvimento de Aplicações da Realidade Virtual e Aumentada na Área da Saúde”, orientado pela professora e doutora Luciene Oliveira.


O objetivo da visita foi mostrar como funcionam os aparelhos de imagens, desde seus softwares até a análise dos resultados. A primeira, realizada no início deste mês, na clínica Pro-Imagem, foi acompanhada pelo responsável técnico do espaço. Ele mostrou o funcionamento dos softwares single, clinux e radius, utilizados na clínica para realizar exames de ressonância magnética da cabeça. No dia 13 de março, a visita aconteceu na clínica Clima, no qual técnicos apresentaram os softwares para visualização e navegação 3D dos exames de ressonância e tomografia que eles utilizam.


Para a orientadora da Iniciação Científica, as visitas foram importantes visto que os alunos terão de desenvolver uma ferramenta similar ao que presenciaram. “Uma das fases do projeto é desenvolver um ambiente de navegação 3D utilizando Realidade Virtual e Aumentada, a partir das imagens dos exames de ressonância e tomografia”, afirma Luciene.


De acordo com o doutor José Antônio Carneiro, aluno da IC e do curso de Engenharia da Computação, da Uniube, a visita a esses centros de referência é fundamental para entender o funcionamento do sistema como um todo.“A necessidade de conhecer, entender como softwares de produção, análise e tratamento de imagens em Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética podem ser utilizados no desenvolvimento de aplicativos direcionados ao treinamento médico em ambiente virtual ou realidade ampliada é vital para um bom aproveitamento do curso como um todo”, conclui Carneiro.