Alunos de Engenharia de Produção da Uniube realizam visita na empresa LD Celulose
Os alunos do curso de Engenharia de Produção da Uniube realizaram, na última semana, uma visita técnica na empresa LD Celulose. O objetivo do encontro foi o de proporcionar aos alunos o contato prático com o que é ensinado em sala de aula. A LD é uma Joint Venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, e uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo.
A LD Celulose fica localizada entre os municípios de Indianópolis e Araguari. Ela possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. "A LD Celulose é uma fornecedora confiável para marcas de renome, o que é um testemunho do seu compromisso com a excelência e a entrega de produtos superiores, algo que pude entender melhor ao ver o processo produtivo em ação. Como estudante de Engenharia de Produção, presenciar essa integração entre produção e sustentabilidade foi um aprendizado valioso e impactante para minha formação profissional", destaca o estudante do 7º período do curso de Engenharia de Produção, Lwan Barbosa de Morais.
Ainda segundo o estudante, a visita foi uma experiência incrível. "Presenciar de perto as operações desta gigante da indústria de celulose solúvel foi um momento que superou as minhas expectativas. Desde o momento em que adentramos a fábrica, fomos imersos em um ambiente de excelência e inovação, o que me permitiu vivenciar na prática o que tenho aprendido em sala de aula como estudante de engenharia de produção. Minha visita à LD Celulose despertou uma profunda admiração pelo trabalho realizado pela empresa e pela oportunidade de vivenciar na prática o que é aprendido em sala de aula. Agradeço à LD Celulose e à Uniube por me proporcionar uma experiência tão enriquecedora e inspiradora", complementa o estudante.
As visitas técnicas já fazem parte do planejamento do curso de Engenharia de Produção da Uniube e visam estreitar os laços com as indústrias e aproximar os alunos do mercado de trabalho. "É um momento rico, em que o aluno tem a oportunidade de confrontar se o que ele viu em sala de aula é aplicado na prática industrial ou não, e também questionar o professor sobre itens que podem merecer atenção especial. Digo sempre que o melhor laboratório para a engenharia de produção é chão de fábrica. Por isso, sempre realizamos, pelo menos, duas visitas técnicas por semestre com eles", destaca o gestor de Engenharia de Produção da Uniube, Wagner Cardoso.
Para o gestor, o papel da Universidade é justamente proporcionar ao estudante uma formação completa, inclusive habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do ambiente corporativo. "Entregamos aos alunos o conhecimento que eles precisam ter para atuar profissionalmente otimizando custos, melhorando processos e produtos e alavancando as margens de lucro das empresas. Temos como exemplo nossos TCCs, em que os alunos são motivados constantemente a trazerem propostas reais, com impactos reais e mensuráveis. É um ciclo virtuoso, que não tem fim, pois nosso relacionamento com os alunos não termina na colação, ele perdura pela vida toda", finaliza Wagner.