Alunos de Engenharia de Produção da Uniube realizam visita na empresa LD Celulose | Acontece na Uniube

13 de julho de 23

Os alunos do curso de Engenharia de Produção da Uniube realizaram, na última semana, uma visita técnica na empresa LD Celulose. O objetivo do encontro foi o de proporcionar aos alunos o contato prático com o que é ensinado em sala de aula. A LD é uma Joint Venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, e uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo.

A LD Celulose fica localizada entre os municípios de Indianópolis e Araguari. Ela possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano. "A LD Celulose é uma fornecedora confiável para marcas de renome, o que é um testemunho do seu compromisso com a excelência e a entrega de produtos superiores, algo que pude entender melhor ao ver o processo produtivo em ação. Como estudante de Engenharia de Produção, presenciar essa integração entre produção e sustentabilidade foi um aprendizado valioso e impactante para minha formação profissional", destaca o estudante do 7º período do curso de Engenharia de Produção, Lwan Barbosa de Morais.

Ainda segundo o estudante, a visita foi uma experiência incrível. "Presenciar de perto as operações desta gigante da indústria de celulose solúvel foi um momento que superou as minhas expectativas. Desde o momento em que adentramos a fábrica, fomos imersos em um ambiente de excelência e inovação, o que me permitiu vivenciar na prática o que tenho aprendido em sala de aula como estudante de engenharia de produção. Minha visita à LD Celulose despertou uma profunda admiração pelo trabalho realizado pela empresa e pela oportunidade de vivenciar na prática o que é aprendido em sala de aula. Agradeço à LD Celulose e à Uniube por me proporcionar uma experiência tão enriquecedora e inspiradora", complementa o estudante.

As visitas técnicas já fazem parte do planejamento do curso de Engenharia de Produção da Uniube e visam estreitar os laços com as indústrias e aproximar os alunos do mercado de trabalho. "É um momento rico, em que o aluno tem a oportunidade de confrontar se o que ele viu em sala de aula é aplicado na prática industrial ou não, e também questionar o professor sobre itens que podem merecer atenção especial. Digo sempre que o melhor laboratório para a engenharia de produção é chão de fábrica. Por isso, sempre realizamos, pelo menos, duas visitas técnicas por semestre com eles", destaca o gestor de Engenharia de Produção da Uniube, Wagner Cardoso.

Para o gestor, o papel da Universidade é justamente proporcionar ao estudante uma formação completa, inclusive habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do ambiente corporativo. "Entregamos aos alunos o conhecimento que eles precisam ter para atuar profissionalmente otimizando custos, melhorando processos e produtos e alavancando as margens de lucro das empresas. Temos como exemplo nossos TCCs, em que os alunos são motivados constantemente a trazerem propostas reais, com impactos reais e mensuráveis. É um ciclo virtuoso, que não tem fim, pois nosso relacionamento com os alunos não termina na colação, ele perdura pela vida toda", finaliza Wagner.