Alunos de engenharia da Uniube realizam visita técnica na cervejaria Petrópolis | Acontece na Uniube

Alunos de engenharia da Uniube realizam visita técnica na cervejaria Petrópolis

20 de maio de 22

Os alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção da Uniube realizaram uma visita técnica na Cervejaria Petrópolis para aprender, na prática, o funcionamento da Indústria 4.0. No encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre a atuação das respectivas áreas, bem como conhecer os processos da indústria cervejeira.

A indústria Petrópolis atua na fabricação de cervejas em Uberaba em uma planta fabril moderna, integrada e de forma automatizada. "Tanto na forma arrojada de gestão quanto nos arranjos físicos dos layouts produtivos, a interconexão de máquinas e equipamentos, com altíssima produtividade horária, comprovam que a fábrica é bem gerida e alinhada com o que há de mais moderno no tocante à gestão e à automação de processos", explica o gestor dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção da Uniube, Wagner Cardoso.

Foram visitadas as linhas de produção e de envase, além de rotulagem e armazenagem. "Os alunos viram de perto como funciona uma Indústria 4.0, automatizada e integrada como é a Cervejaria do Grupo Petrópolis, em Uberaba/MG. Eles aprenderam sobre todas as etapas do processo de produção de cervejas de diversos tipos diferentes e, principalmente, puderam fazer todo tipo de pergunta referente ao processo à representante da empresa, Daniele Doniani da Silva, que nos guiou na visita técnica e solicitamente atendeu os questionamentos. Ao final, depois de conhecerem todo o processo, foi oferecido um momento de degustação a todos, fechando assim o circuito da visita", complementa o professor.

As visitas técnicas já fazem parte das ações desenvolvidas pelas engenharias Uniube. "Elas são muito importantes para ampliar o nosso conhecimento, pois na maioria das vezes estágios são liberados após o quinto período e passamos esse tempo sem ver realmente o que é o chão de fábrica. Com as visitas, podemos ter uma noção do que realmente é o curso que estamos fazendo, além de ampliar muito o conhecimento.  Muitas pessoas não sabiam como era o processo cervejeiro e lá aprendemos bastante, além de conhecer a parte interna da fábrica, ou seja, o processo produtivo. Foi fantástico desde o início até o fim, torço muito para que visitas como essa ocorrem sempre, pois é uma experiência incrível, e todos os alunos deveriam ter a oportunidade de ir", conta a estudante do 3º período de Engenharia Química, Shihamma Duarte de Alcântara.

Segundo o coordenador, momentos como esse são de extrema importância para aliar a teoria à prática. "O melhor laboratório segue sendo o chão de fábrica. Não existe laboratório moderno o suficiente que seja melhor que o cotidiano de uma fábrica, com seus entraves, seus problemas, seus elementos-surpresa e sua gestão atuando pontualmente nos desvios de programação. E quando a teoria é bem ensinada, o aluno a assimila em cada ato prático numa visita como foi essa. E confesso: ver a gratidão estampada nos olhos dos alunos em visita é motivador. Mostra que estamos no caminho certo", enaltece o gestor.