Alunos de engenharia civil da Uniube ganham prêmio na Megacon de Uberlândia | Acontece na Uniube

Alunos de engenharia civil da Uniube ganham prêmio na Megacon de Uberlândia

10 de novembro de 23
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Alunos da Uniube venceram o Concurso da Ponte realizado durante a primeira edição da MEGACON em Uberlândia. O evento, considerado o maior da construção civil no país, aconteceu entre os dias 21 e 22 de outubro na Arena Sabiázinho.  


A disputa foi realizada em duplas sendo quatro inscritas para disputar o prêmio de R$ 3 mil cujo desafio era construir uma resistente ponte de palitos.  


Os alunos do curso de Engenharia Civil da Uniube de Uberlândia - Jonnathan Stak e David Salomão -, foram os vencedores. Eles construíram uma ponte de palitos que suportou 54 quilos. "Essa experiência foi muito boa, um grande desafio. O evento foi bem organizado e a participação da Uniube foi muito bacana", diz Jonnathan.


A estratégia para a conquista do prêmio foi construir um protótipo um dia antes da disputa. Jonnathan conta que, a partir do modelo, puderam ver onde estaria os pontos mais frágeis e realizar os ajustes necessários na nossa ponte de palitos. "Assim, pudemos ver onde poderíamos melhorar e, priorizamos o reforço onde foi necessário. Deixamos a estética em segundo plano e conseguimos vencer", conta.


A programação contou diversas atividades voltadas para a construção civil, com a participação de instituições de ensino superior, incluindo a Uniube.


De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil da Uniube de Uberlândia, Carlos Barreiro, a Universidade foi convidada a participar da Megacon pelo Sinduscon -TAP (Sindicato da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba). "E o resultado foi muito positivo", diz.


Segundo ele, os temas debatidos foram muito importantes, pois abordaram assuntos atuais voltados para tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, entre outros.


Dois professores da Instituição foram palestrantes no evento. O professor Tarcísio Marques discorreu sobre a eficiência energética nas edificações e o professor Moises Keniel ministrou palestra sobre a Tecnologia BIN (Building Information Modeling) e a acessibilidade.


"O evento foi muito importante para a Uniube. Nossos professores levaram questões relevantes para serem debatidas nas palestras e, nossos alunos participaram ativamente e foram premiados", finaliza.