Alunos de Arquitetura apresentam projeto para a Igreja São João Batista | Acontece na Uniube

Alunos de Arquitetura apresentam projeto para a Igreja São João Batista

07 de janeiro de 20

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba (Uniube), por meio do Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura (Nupeia), apresentaram ao padre Willian Moreira o resultado final do projeto arquitetônico desenvolvido para a Igreja São João Batista. O projeto foi realizado pelos acadêmicos: Amanda Pires, Marcelo Santana e Mariana Amâncio, sob a coordenação do professor Paulo de Tarso.

Ao longo do processo de produção, os alunos elaboraram ideias que atendessem às necessidades do local. Tarso destaca que, por meio do projeto, os universitários desenvolveram, na prática, o conhecimento teórico adquirido em aula. “Todo o processo de conversa sobre o projeto com o cliente, todas as etapas que têm dentro de um projeto de arquitetura eles que acompanharam e realizaram”, conta.

Para a estudante do 8º período, Amanda Pires, o projeto a incentivou a fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema voltado para a comunidade. “A gente entra na Arquitetura com a cabeça muito fechada, achando que vamos sempre trabalhar com clientes privados. Com o projeto, nós fomos incentivados a fazer uma arquitetura mais social e isso me inspirou a seguir trabalhando nessa área”, comenta.

Padre Willian está ansioso para a nova estrutura da igreja. “A minha manifestação, hoje, é uma manifestação de toda a nossa comunidade que traz uma imensa alegria para o projeto que foi desenvolvido. Com a ajuda de cada um, nós iremos, no início do ano, dar continuidade às obras da nossa igreja, colocando esse projeto em pratica”, diz.

Nupeia. O Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura (Nupeia) foi implantado na Uniube com o objetivo de proporcionar aos alunos dos cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Produção, Química, Computação e Ambiental), Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores diferentes oportunidades de prática profissional, aproximando a teoria acadêmica da realidade do mercado de trabalho.

Segundo o gestor do Nupeia, Plauto Riccioppo, o atendimento e a realização de projetos são voltados para entidades filantrópicas sem fins lucrativos e assistenciais e para pessoas físicas que não possuem condições financeiras para pagar o serviço técnico. “A comunidade recebe o serviço gratuito e os alunos têm o benefício de aprender com essa prática, porque os cursos são muito teóricos e aqui eles podem praticar até antes de estarem fazendo estágios.”

Plauto evidencia também a importância do Nupeia para os estudantes. “É justamente o fato de aproximar o saber acadêmico com a realidade de trabalho e a realidade social. Com isso, eles vão aprender e adquirir não só mais conhecimentos técnicos, como vão também desenvolver a formação cidadã”, finaliza.