Alunos da Uniube participam da 88ª Expozebu | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube participam da 88ª Expozebu

05 de maio de 23

Alunos da Uniube participam da 88ª Expozebu, com oficina de orientação profissional e atividades acadêmicas ligadas à área da saúde na ABCZ, e na Estância Orestes Prata Tibery, onde acontece a Equishow, com atividades voltadas para crianças, pessoas com deficiência e idosos. Fazem parte das atividades os cursos de Direito, Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Medicina Veterinária, entre outros.

De acordo com o organizador das ações da Uniube na 88ª Expozebu, Caio Márcio Gonçalvez, a Universidade foi convidada pela ABCZ para integrar as atividades acadêmicas e festivas durante a feira. "Nós organizamos algumas ações mais ligadas à área de saúde na Expozebu, para tentar atender o usuário da feira, ou seja, o visitante. Temos os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Engenharia entre outros, e fazemos uma demonstração das nossas práticas estudadas em sala de aula, o legado dos cursos e assim por diante. É uma oportunidade de demonstrar e de aplicar o nosso conhecimento na sociedade. E não temos a pretensão de só oferecer o que já temos, queremos buscar insights e trazer algumas demandas da própria sociedade. Essa experiência é como um campo de prática. O aluno vem, faz o exercício, enxerga outras realidades, conversa com as pessoas, faz network de trabalho com fornecedores, futuros empregadores e assim por diante. É a Universidade fazendo o seu papel social, e vale ressaltar que isso é uma atividade de responsabilidade social, é uma atividade de extensão universitária", explica.

A aluna do 8° período de Medicina da Uniube, Ana Caroline Barcelos Souza, está à frente da organização das atividades práticas da Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade (LAMFC). "A liga está muito ativa, todo mundo está participando e todos os  dias estamos aqui na ABCZ com as atividades propostas, como aferir a pressão dos pacientes e, uma atividade nossa que trouxemos para fazer parte da nossa marca e trazer ações da geriatria, estamos fazendo teste de memória com todas as pessoas que passam por aqui, para fazermos uma triagem e ver se as pessoas já têm algum risco de demência, para orientarmos sobre cuidados com a saúde no geral. É muito bom participar dessas ações porque tem muita coisa que aprendemos na Universidade, claro que temos os ambulatórios, mas ter esse contato com a comunidade é muito interessante, isso agrega muito, sinto que realmente estou aprendendo, essa vivência é muito importante na disseminação de conhecimento, de informações, e é muito importante para a nossa formação e para nosso crescimento como pessoa", pontua.

O aluno do 6° período de Medicina, Luiz Mauro Esperidião Sampaio, representa o projeto The Street Store. "Fomos convidados a participar e explicar um pouco do projeto de extensão The Street Store - Amigos do Igor, que consiste em arrecadação de roupas, doação de comida, e realizamos as doações em locais aqui na cidade, como praças e locais públicos, mas além das doações, conversamos com as pessoas, afinal, muitos moradores de rua só querem conversar e aprender sobre algo. É muito importante participar de ações como essa, aqui é um local movimentado, passam pessoas de diversas localidades de Minas Gerais e do país. Poder instruir as pessoas é muito gratificante", comenta.

O aluno do 3° período de Medicina, Jean Fernandes Castro, representa o projeto PulsAção, que repassa orientações sobre primeiros socorros. "Viemos com o projeto PulsAção para ensinar a fazer algumas práticas de primeiros socorros, como manobras de desengasgo, tanto em bebês como crianças e adultos, reanimação e reanimação cardiorrespiratória (RCP).  Temos algumas pessoas que estão ensinando, outras estão abordando as pessoas e entregando panfletos, convidando as pessoas a assistirem a nossa aula. É uma vivência muito boa, porque quando explicamos uma coisa que pode ajudar a salvar a vida de alguém e percebemos que a pessoa está interessada, está aprendendo, nos sentimos bem como cidadãos e como futuros médicos, no nosso caso", comemora.

A participação da Universidade se estende à Estância Orestes Prata Tibery, onde acontece a Equishow. "Na Estância, os alunos têm a oportunidade de interagir com as crianças, afinal, eles foram capacitados e treinados previamente. Temos alunos da Psicologia e da Medicina Veterinária, e eles mostram de onde vem a produção dos alimentos, de leite, de carne e mostram os mini animais para os visitantes. Na verdade, nós procuramos sensibilizar a criançada para o maior negócio brasileiro, que é o agronegócio. Recebemos alunos do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública e privada, e vale lembrar que temos um trabalho com as pessoas com deficiências e idosos", complementa o Caio.

A aluna do 5° período de Medicina Veterinária, Eduarda Mendes de Oliveira, é monitora da Fazendinha, que acontece na Equishow. "Acho essa oportunidade incrível para aprendermos na prática, conhecer pessoas, e conseguir ensinar um pouco mais para as crianças, afinal, nosso público na Fazendinha são crianças, temos contato com os idosos, podemos explicar melhor sobre as raças, o porquê as raças serem menorzinhas, além de termos o contato com profissionais que nos orientam muito", comenta.

A aluna do 1° período de Medicina Veterinária, Camila Amanda de Souza, também é monitora na Fazendinha. "É sempre muito importante desde o começo ter esse contato, não ficar só dentro da Universidade, estarmos sempre na ativa, buscando sempre aprender mais. E aqui estamos sempre passando para as pessoas o conhecimento que adquirimos, esse conhecimento vai ficar gravado na nossa cabeça, é uma aprendizagem a mais, tudo que olhamos aqui, temos que aprender para tirarmos as dúvidas das pessoas que vêm visitar a Fazendinha. É maravilhoso esse contato inicial com os animais", finaliza.