Alunos da Psicologia realizam visita em penitenciária | Acontece na Uniube

Alunos da Psicologia realizam visita em penitenciária

11 de junho de 24

Os alunos dos 6º, 9º e 10º períodos do curso de Psicologia realizaram uma visita técnica à Penitenciária Professor Aloísio Inácio de Oliveira. A visita foi acompanhada pelos professores Jusseli Rodrigues e Marcela Baccelli. O objetivo foi observar, na prática, a execução da pena e objetivos, bem como conhecer os departamentos administrativos do sistema prisional.

Para a professora Jusseli Rodrigues, as visitas técnicas proporcionam aos estudantes o contato direto com o cotidiano penitenciário, além da compreensão das condições reais do encarceramento e a reflexão sobre a prática, tendo em vista as Políticas Públicas e os Direitos Humanos. "A observação é um dos instrumentos que o estudante de psicologia necessita utilizar para a evolução do compromisso ético-político com esta camada da população e com a própria sociedade", pontua.

Os alunos também contaram com a orientação do diretor de Polícia Penal da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Josiley Henrique Borges Silva, que abordou a estrutura e rotina do local. "Nessa orientação, ele apresentou slides sobre os cuidados, para que os alunos chegassem lá e fizessem a associação do que eles imaginaram com o real", afirma Rodrigues.

Para os discentes, o momento é de extrema importância para a formação integral e humanizada. A aluna Vitória Cristina, do 6º período, destaca essa experiência como forte e desafiadora. "O sistema carcerário apresenta inúmeras falhas. Em todos esses anos que se passaram, não houve muitas mudanças significativas na ressocialização dos presos. O que vivenciei nessa visita foi a realidade que nos tira da nossa bolha social", finaliza.

Pâmela Rita