Alunos da Psicologia participam de bate-papo com profissionais do Instituto Maria Modesto | Acontece na Uniube

13 de abril de 22

Alunos do curso de Psicologia da Uniube participaram de um bate-papo com profissionais do Instituto Maria Modesto (IMM), com objetivo de apresentar as diversas atuações do psicólogo dentro do Instituto e como é o trabalho realizado pela instituição há mais de 8 décadas.

Participaram da atividade coordenadora e vice-gestora do curso de Psicologia, Claudiane Guimarães e Vivian Borges Faquinelli, respectivamente, e os psicólogos: Sérgio Henrique Marçal, gerente administrativo do Instituto Maria Modesto; Viviane Silva, psicóloga no IMM há 17 anos; e Marcos Rodrigues da Cunha Junior.

Segundo a vice-gestora, Vivian Faquinelli, realizar debates e momentos de conscientização sobre as áreas de atuação do psicólogo colabora na construção profissional dos alunos. "Esses debates auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e colabora para a construção de uma sociedade mais empática, mais justa e mais responsável. Com os alunos, tivemos o objetivo de divulgar e estimular medidas de prevenção, principalmente entre as camadas populares; desmistificar conceitos e estigmas equivocados sobre a recuperação de pacientes com transtornos mentais; apoiar e promover a estabilidade familiar, a integração social e o desenvolvimento humano de acordo com os direitos sociais constitucionalmente estabelecidos", explica.

Para o gerente administrativo do Instituto Maria Modesto, Sérgio Marçal, o bate-papo foi uma oportunidade para apresentar a atuação do psicólogo dentro do hospital psiquiátrico, a partir de vivências e experiências reais contadas pelos profissionais que participaram da ação.

"Nenhuma das universidades da região possui um instituto de saúde mental. Nele, o aluno pode atuar nesse campo de trabalho, com manejo de paciente graves, por exemplo, habilitando o aluno pra esse cuidado e favorecendo o cuidado dos casos mais simples. Isso motiva uma cadeia de demandas e de atuações da universidade que vai constituir, no hospital psiquiátrico, um campo acadêmico aos alunos e assistencial para a população. É um grande diferencial na formação do psicólogo que vai trabalhar tanto na saúde pública, quanto na saúde privada", compartilha Marçal.

Vivian Faquinelli conta que falar com os alunos sobre o trabalho dos profissionais que trabalham com saúde mental é fundamental para que eles conheçam as mais diversas áreas de atuação do profissional. "Falar sobre esse assunto com os alunos é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Nesta área, os alunos poderão trabalhar com anamnese inicial, preparação de alta, reunião de família, atendimento aos pacientes e evolução e discussão dos casos", completa.

O Instituto Maria Modesto é referência em tratamentos psiquiátricos em Uberaba e região há mais de 88 anos.