Alunos da primeira turma de Agronomia Presencial em Uberlândia realizam visita técnica | Acontece na Uniube

23 de setembro de 24

Os alunos da primeira turma do curso de Agronomia Presencial em Uberlândia realizaram, na última segunda-feira, 16, uma visita técnica à empresa Folha D'Água Cultivo Hidropônico. Durante a visita, o proprietário explicou todo o processo de cultivo de hortaliças, tanto no modo tradicional quanto no hidropônico, abordando temas como a reutilização da água, o controle do ambiente nas estufas, o treinamento dos colaboradores e o uso do sistema de mulching, que utiliza plástico para reduzir a oscilação térmica do solo.

"Os alunos do curso de Agronomia Presencial em Uberlândia visitaram a empresa Folha D'Água Cultivo Hidropônico como parte das atividades do primeiro período, em que podem conectar a sala de aula com o campo. Eles estão estudando, dentro da disciplina de Introdução às Ciências Agrárias, a Revolução Verde e as tecnologias desenvolvidas no Brasil que trouxeram inovações à produção agrícola, além de melhorias na qualidade dos produtos. Temos provocado algumas atividades de campo, e durante a visita, houve um bate-papo sobre as motivações do negócio. Daniel, proprietário da empresa, era varejista e percebeu a falta de produtos, principalmente hortaliças folhosas, no período de seca, o que o levou a investir em tecnologias que garantem a produção de alface o ano todo", explica o gestor do curso de Agronomia Presencial em Uberlândia, Fabrício Pelizer.

Segundo o gestor, Daniel não optou pelo hidropônico tradicional, que utiliza apenas solução nutritiva. Ele trouxe de Israel um sistema de produção que inclui areia e mangueiras de irrigação por gotejamento enterradas. "Esse sistema, utilizado dentro de estufas, aumentou muito a escala de produção. Ele consegue reduzir o tempo de cultivo em estufa, passando dos tradicionais 30 dias para 18-20 dias para a colheita da alface, com altíssima qualidade. Ele entrega o produto diariamente e possui uma logística muito rápida e eficiente, garantindo que o alimento chegue ao consumidor com excelente qualidade visual e nutricional. Além disso, ele consegue fazer vários cultivos ao longo do ano, já que rapidamente pode repor as bancadas com novas mudas", complementa Pelizer.

Durante a visita, os alunos observaram de perto a tecnologia aplicada nas estufas, os controles de solução nutritiva das plantas e o uso do sistema de areia para economizar água. "Ele investe em irrigação e utiliza o sistema de mulching, que recobre os canteiros com plástico para reduzir a oscilação térmica do solo e o crescimento de ervas daninhas. Além disso, trouxeram de Israel um plástico fino para embalagem, com mais de 30 mil furos imperceptíveis, que cria uma atmosfera modificada para a hortaliça embalada, aumentando a durabilidade do produto. Os alunos ficaram encantados com o tratamento recebido e com as tecnologias vistas no sistema produtivo. Foi uma excelente oportunidade para que eles vissem as possibilidades de melhorar o sistema com mais tecnologia e segurança na produção de alimentos, sempre respeitando o meio ambiente", finaliza o gestor.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro