Alunos da Odontologia participam de ações de conscientização sobre a saúde bucal em Uberaba | Acontece na Uniube

16 de maio de 24

Alunos do curso de Odontologia tiveram uma experiência diferente das que vivenciam diariamente nas salas de aula na Uniube. Vestidos com fantasias que auxiliarão a explicação sobre a saúde bucal, eles visitaram escolas e unidades de saúde do município de Uberaba durante ação do "Maio Vermelho", o mês de conscientização e alerta ao câncer bucal. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Uberaba.

As atividades de conscientização nas redes de saúde do município já fazem parte do cronograma curricular dos alunos da Odontologia, alinhadas com as disciplinas, segundo o gestor do curso, Luís Henrique Borges. O professor explica que essa ação é importante tanto para a prática dos alunos, quanto para a população, que recebe as orientações necessárias para cuidar da saúde bucal e a prevenção de doenças.

"Nós fazemos essa ação em diversos campos de estágio da Secretaria de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e também escolas do município. Desse modo, os alunos desenvolvem as atividades de uma disciplina curricular em diferentes locais, juntamente com os preceptores dentistas da SMS, e a docente Márcia Nomelini, que é quem coordena o conteúdo e desenvolve as atividades com nossos alunos", explica.

Márcia conta que falar sobre o câncer de bucal com a população é uma forma de incentivar os cuidados com a saúde da boca. Uma consulta de rotina com o dentista, por exemplo, pode diagnosticar lesões logo no início, antes de desenvolver como um câncer. "O câncer bucal é uma patologia extremamente mutiladora. Por isso, o autoexame é importante para detectar ser há feridas, fissuras, caroços ou sangramentos há mais de 15 dias, e nesse caso, a pessoa deve procurar ajuda profissional", explica.

Nas escolas, os alunos fazem a conscientização de forma lúdica, com fantasias de dente, escova, creme e fio dental, para ensinar sobre escovação e os cuidados da higiene bucal. A ação seguirá no município durante todo o mês de maio, mas segue como atividade complementar a cada semestre.