Alunos da Odontologia participam da triagem de pacientes da ONG Turma do Bem | Acontece na Uniube

Alunos da Odontologia participam da triagem de pacientes da ONG Turma do Bem

23 de maio de 24

Alunos dos dois últimos períodos do curso de Odontologia da Uniube foram convidados a participar da triagem de pacientes da ONG Turma do Bem, no próximo dia 6 de junho, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba. O projeto social consiste em selecionar crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos, que precisam de tratamento odontológico, mas não possuem condições de arcar com os custos. Interessados em receber atendimento durante a triagem podem realizar o pré-agendamento pelo site do projeto.

Toda a triagem dos pacientes será feita pelos alunos de Odontologia, e os atendimentos serão realizados por cirurgiões-dentistas cadastrados na ONG Turma do Bem. No dia da triagem, 06 de junho, o jovem deve estar acompanhado do pai, mãe ou responsável, com documento de identidade e comprovante de endereço. Os atendimentos serão realizados entre 9h e 17h.

Segundo a cirurgiã-dentista Paula Ávila, que faz parte da ONG, essa mega triagem acontecerá em mais de 119 cidades do Brasil, com atendimentos simultâneos aos jovens. Os pacientes selecionados serão encaminhados para atendimento nos consultórios particulares dos dentistas voluntários e receberão tratamento sem custos até completarem 18 anos.

A cirurgiã-dentista Paula Ávila é egressa do curso de Odontologia da Uniube e foi nomeada "Melhor Dentista do Mundo" pela Turma do Bem no início do ano. Com foco na atenção humanizada, ela ingressou na Turma do Bem, uma ONG com 20 anos de atuação, que gerencia uma rede de voluntários com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. A ação oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda, em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais.

"Luto por uma Odontologia com mais acolhimento, mais humanidade, onde o sucesso é consequência de dedicação e educação continuada. Onde fidelizar é mais importante que captar, priorizando a qualidade, a empatia e o cuidado com a saúde. As evidências nos mostram cada vez mais a importância da Odontologia na saúde geral do paciente. É como dizem na ONG: 'Dentista salva vidas!'", comenta Paula Ávila.

Para o diretor do curso de Odontologia, Luís Henrique Borges, essa é uma oportunidade dos alunos do curso terem a experiência do trabalho voluntário e social em uma causa tão importante.

"O curso tem por objetivo a formação do aluno no contexto social, com atividades de extensão e atividades curriculares de cunho social. É uma oportunidade muito grande para que os nossos alunos possam vivenciar um projeto de tamanha proporção e, obviamente, trazer benefícios às populações mais carentes, além de proporcionar a eles uma formação nesse contexto. Essa também é uma oportunidade de conhecer o projeto e, no futuro, já como cirurgiões-dentistas, possam participar como voluntários no projeto social e serem cirurgiões-dentistas da Turma do Bem", conclui.

Barbara Lemes