Alunos da Farmácia e da Gestão de Agronegócio plantam canteiros com ervas medicinais para a comunidade em Uberaba | Acontece na Uniube

29 de abril de 22

Professores e alunos dos cursos de Farmácia e Gestão de Agronegócio da Uniube, juntamente com a Incubadora de Empresas da Universidade (Unitecne), realizaram um mutirão de implantação de canteiros com plantas medicinais no Bairro Jardim Uberaba, em Uberaba. A atividade faz parte das ações de melhoria do Projeto de Recomposição da APP do Córrego da Saudade, que influencia diretamente a participação dos moradores com plantio e cuidados na horta local.

A atividade contou com a participação das alunas de Farmácia, Ana Júlia Soares dos Santos e Giovanna Ariadna Machado de Paula, e da aluna Daniele Silva, do curso de Gestão de Agronegócio. As estudantes foram supervisionadas pela professora de Farmácia, Tatiana Reis Vieira, e pelo gestor do curso de Gestão do Agronegócio, professor Evandro Rigo. A atividade também contou com a ajuda da bolsista da Unitecne, Karina da Costa Sousa.

De acordo com a professora Tatiana Reis Vieira, do curso de Farmácia, a ideia do plantio surgiu com o objetivo de ajudar a organizar a horta comunitária do bairro, separando as plantas medicinais das hortaliças e das plantas alimentares não convencionais, tornando-as acessíveis a toda comunidade.

"Nós estamos elaborando materiais de divulgação com informações sobre as plantas medicinais e também uma cartilha que será disponibilizada para toda a comunidade, com algumas explicações sobre as plantas dos canteiros. O objetivo é estimular o uso das plantas medicinais de forma correta e incentivar o cultivo no local pelos moradores", explica.

Para a professora, essa é uma forma de inserir os acadêmicos nas ações comunitárias e ainda disseminar as informações sobre as plantas que podem ser utilizadas como remédios caseiros. "Os alunos envolvidos no projeto têm a possibilidade de interagir com a comunidade, pois levamos informações, fazemos trocas com os moradores, que muitas vezes conhecem e fazem o uso de plantas medicinais. Os alunos adquirem conhecimento desde informações sobre o cultivo, preparo até  uso correto das plantas envolvidas no projeto", explica.

A aluna do terceiro período de Farmácia, Ana Julia Soares dos Santos, participou da ação e conta que a atividade influencia positivamente a formação acadêmica dela. "Eu posso conhecer pessoas novas, fazer novas atividades e aprender muito com os outros cursos. Espero que os moradores possam nos ajudar a cuidar dos canteiros que criamos e que eles entendam a origem das plantas, para que servem e suas características", comenta a estudante.

As plantas medicinais e fitoterápicos estão inseridos nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como recursos terapêuticos utilizados na prevenção de doenças, recuperação da saúde e integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Plantas e benefícios

A professora Tatiana explica que muitas plantas comuns da casa do brasileiro possuem efeitos medicinais que não são conhecidos pela população. Entre as plantas que serão cultivadas no canteiro do Jardim Uberaba e que possuem tais benefícios, estão:

- PLANTAS DE USO MEDICINAL:

Boldo brasileiro: Dispepsia (distúrbios da digestão)
Capim-cidreira: cólicas intestinais/quadros leves de ansiedade/calmante/dores estomacais
Arruda: varizes e flebite (externo)/anti-helmíntica. Usada para sarna e piolho
Alfavaca: problemas respiratórios/antisséptica
Manjericão: estimulante digestiva/antiespasmódica gástrica/antisséptica
Arnica brasileira: contusões/traumatismos
Erva-cidreira de arbusto: quadros leves de ansiedade/calmante/distúrbios estomacais

- PLANTAS QUE SERÃO INTRODUZIDAS NOS CANTEIROS:

Alecrim: antisséptico/cicatrizante