Alunos da enfermagem presencial participam de aula de simulação clínica
Os alunos do 6º período de enfermagem da Uniube participaram, recentemente, de uma simulação clínica conduzida pela professora Elaine Machado. A aula faz parte da disciplina de Clínica Cirúrgica, e proporciona aos alunos uma experiência de aprendizado integrada e eficaz.
O atendimento simulado envolveu o cuidado de uma criança de 12 anos submetida a uma apendicectomia, em que foi realizada a assistência desde o momento da entrada no centro cirúrgico até a alta na sala de recuperação.
"Na simulação clínica é preciso definir objetivos claros alinhados às competências, criar cenários realistas com equipamentos e manequins que reproduzam condições clínicas reais, preparar facilitadores para oferecer feedback eficaz, e fazer uma sessão de debriefing pós-simulação para discussão de desempenho e consolidação do aprendizado", explica a docente Elaine Machado.
A aluna Letícia Martins complementa a professora, ao ressaltar essa prática como enriquecedora na jornada acadêmica. "A aula foi muito proveitosa e aprendi muito sobre o assunto. A simulação me ajudou a ter um raciocínio clínico para o paciente, pensar nas possíveis complicações e ter mais clareza de como funciona dentro de um centro cirúrgico".
A coordenadora do curso, Dayana Pousa Siqueira Abrahão, destaca a simulação como uma ferramenta que oferece segurança para os futuros enfermeiros enfrentarem os desafios da profissão. "No curso de enfermagem presencial, nossa abordagem educacional é fortemente orientada pela integração de teoria e prática. Estamos comprometidos em formar profissionais capacitados, com habilidades práticas avançadas e uma profunda compreensão da importância do cuidado humanizado", finaliza.
Pâmela Rita