Aluno de Sistemas de Informação desenvolve projeto em Maratona Empreendedora realizada em São Paulo
O aluno do 8º período do curso de Sistemas de Informação Presencial da Uniube, Arthur Brenno Ribeiro, participou da maratona empreendedora "Hacklab", promovida pelo Fórum de Ensino Superior do Brasil (FNESP), entre os dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo. Durante a competição, a equipe do acadêmico desenvolveu uma consultoria voltada à análise geral dos recursos sustentáveis aplicados pelas instituições de ensino superior (IES), com foco na conversão de crédito de carbono.
Segundo Arthur, o objetivo foi inovar dentro de um mercado ainda pouco explorado pelas IES. "Apesar de ser uma área consolidada no Brasil, o crédito de carbono nunca foi direcionado para as IES. Nosso projeto busca auxiliar na identificação e venda de créditos, além de promover o acoplamento de instituições menores para que, juntas, possam gerar créditos repartidos de forma igual. O processo de desenvolvimento foi intenso, mas muito bem supervisionado pelos mentores", explica.
Entre as ferramentas utilizadas no pitch, o estudante destaca o uso das tecnologias de programação. "Criamos apenas duas páginas em HTML, por ser mais fácil de usar a Inteligência Artificial (IA) para alterações rápidas e para hospedagem. Às vezes, retornar a uma tecnologia simples como o HTML puro pode economizar tempo nessas competições, que exigem apenas protótipos de baixa fidelidade. Além disso, utilizamos IA generativa para pesquisa, identificação de falhas na ideia e brainstorming de modo geral", comenta.
O diretor do curso, Luiz Paiva, ressalta a importância das maratonas para o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação (TI). "Para nós, é um motivo de muito orgulho. A participação dos nossos alunos mostra que eles estão preparados para enfrentar desafios de alto nível e que a formação que oferecemos dá resultado. É também uma oportunidade de representar a Uniube em um cenário de inovação e tecnologia. Cada desafio superado aumenta a confiança e prepara para o futuro profissional", pontua.
Para Arthur, a experiência foi um diferencial para o aprimoramento das habilidades exigidas na área de TI. "Aprendi a direcionar minha apresentação aos stakeholders mais importantes, identificar o que eles querem ouvir e entregar isso da melhor forma possível. Também melhorei minha gestão do tempo, comunicação e priorização de tarefas. Essa maratona foi muito enriquecedora, pois me ajudou a desenvolver soft skills que eu ainda precisava e reforçou a importância da organização. Vale muito a pena participar de eventos como esse, que agregam grande valor ao currículo acadêmico e profissional", conclui.
Pâmela Rita