Aluno de Pós-Graduação EAD da Uniube lança livro sobre fluência em dados e inovação | Acontece na Uniube

25 de setembro de 24

No cenário digital em constante evolução, a capacidade de interpretar e utilizar dados tornou-se uma das habilidades mais valiosas em qualquer área de atuação. Pensando nessa necessidade atual, Stéfano Carnevalli, aluno da Pós-Graduação EAD em Data Mining da Uniube, lançou o livro "Fluência em Dados: Inovação e Convergência". A obra, que conta com coautoria de Sandra Elisabeth e Osmar Gonçalves, tem como objetivo auxiliar profissionais e empresas a dominar a linguagem dos dados e transformá-los em insights poderosos.

O conceito central do livro vai além da simples análise de dados. Segundo Carnevalli, a obra aborda métodos e processos aplicados à Business Intelligence Analytics e Ciência de Dados, e mostra como a fluência em dados pode aumentar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar receitas e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Para Stéfano, o envolvimento direto com os temas centrais abordados na pós-graduação foi essencial para a construção da obra.

"No livro, discutimos temas relacionados a machine learning e inteligência artificial. Os conteúdos da pós-graduação, especialmente as referências bibliográficas, foram fundamentais para os diálogos de pesquisa que realizamos ao longo da escrita. Outro tema que expandi durante a pesquisa foi o uso potencializado do BI para alcançar uma Inteligência Ativa", explica.

A ideia de escrever o livro surgiu após mais de uma década de diálogos entre os autores, que identificaram a crescente necessidade de profissionais, independentemente da área de atuação, desenvolverem habilidades em análise de dados.

"Sandra Elisabeth, mestre em Inovação pela USP, contribuiu significativamente com temas relacionados à inovação com dados. Já Osmar Gonçalves, com décadas de atuação como executivo na IBM, trouxe sua vasta experiência empresarial, aprofundando-se na aplicação da fluência em dados como vantagem competitiva. Minha contribuição envolveu temas como alfabetização em dados e a história dos dados, ajudando as equipes a serem mais fluentes em dados e explorando conteúdos relacionados a Data Mining", complementa o autor.

O livro "Fluência em Dados: Inovação e Convergência" já está disponível para compra na Amazon, tanto na versão impressa, quanto em e-book. Para o autor, o formato on-line é mundialmente acessível, e influencia na expansão do assunto, inclusive, em outros idiomas. "O modelo de publicação em e-book permite que o livro seja adquirido em qualquer país do mundo, facilitando o alcance aos leitores em língua portuguesa. Para 2025, estamos planejando uma versão em inglês", compartilha.

Barbara Lemes