Aluno de Enfermagem apresenta trabalho acadêmico em Congresso Internacional de Terapia Intensiva | Acontece na Uniube

20 de setembro de 24

O aluno do 8° período periodo de Enfermagem, Alexandre Mozena Bernardes apresentou, sob orientação da professora Sofia Nobre Novais, o trabalho "O Reflexo da Tutoria Prática em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto na Qualificação Acadêmica de Estudantes de Enfermagem", no III Congresso Internacional de Terapia Intensiva da ABENTI, em Foz do Iguaçu.

O evento reuniu profissionais de diversas regiões do país para discutir temas fundamentais da área. Segundo Alexandre, o projeto acadêmico destaca a importância da tutoria prática como ferramenta pedagógica essencial. "Trata-se de uma metodologia diferenciada, na qual a monitoria é realizada à beira do leito nas unidades de terapia intensiva do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito. Com isso, analisamos a experiência prática e a continuidade do ensino entre os pares", explicou.

Para o estudante Alexandre, o congresso foi uma oportunidade de atualização e networking. "Além de adquirir novos conhecimentos, pude fortalecer laços e trocar experiências cruciais para o meu futuro. Participar de eventos como esse é fundamental para obter uma visão mais ampla e inovadora sobre o cuidado intensivo".

A professora Sofia Nobre Novais ressalta a importância de eventos acadêmicos para o desenvolvimento técnico. "Esses encontros nos fazem refletir sobre o papel estratégico das ferramentas pedagógicas na construção de uma imagem profissional sólida. A especialização capacita os enfermeiros a atuar com mais autonomia, precisão e segurança", conclui.

Pâmela Rita