Aluno de Educação Física PCD supera limitações e se torna inspiração | Acontece na Uniube

Aluno de Educação Física PCD supera limitações e se torna inspiração

22 de julho de 24

Com deficiência física e baixa visão, Jefferson Oliveira dribla os desafios e se destaca na graduação e no basquete

Andar, correr, pegar ônibus, se movimentar, são atividades comuns do cotidiano de várias pessoas, mas para Jefferson Oliveira  essas ações tiveram outro significado após um acidente de trabalho que o deixou paraplégico. O que antes já exigia esforço pela baixa visão, hoje demanda ainda mais do estudante de Educação Física.

Quem pensa que isso é motivo de desânimo ou de reclamação, está muito enganado. Jeffinho - como é chamado pelos amigos - nunca desistiu dos sonhos e, ao ouvir a música "Tente Outra Vez" de Raul Seixas, tentou novamente e foi aprovado no vestibular da Uniube. "Eu não tinha muito o que fazer e, para poder entrar na Uniube, tive que passar por vários 'nãos' de outras instituições. Já fiz provas em que fui aprovado, mas por falta de acessibilidade não pude fazer o curso. Assim que passei na universidade, muita gente não acreditou em mim por causa da deficiência física e da baixa visão que me impede de ler, escrever e digitar", conta.

As críticas, olhares tortos e exclusão não param o estudante, que desafia os próprios professores e colegas de turma a prática de todos os esportes sem adaptações. "Eu entrei na Uniube e achei que ia ser ?café com leite?, só que não foi. Eu aprendo muito e os professores e alunos também aprendem comigo. Ainda tem alguns grupos que não querem fazer prova comigo porque acham que eu não tenho capacidade, mas, graças a Deus, encontrei muitos anjos no caminho".

A paixão pelas atividades esportivas, inclusive, foi outro fator que incentivou Jeffinho na conquista dos sonhos. O paratleta joga dardo e faz atletismo, entretanto afirma que o basquete é que faz o coração dele bater mais forte. "O esporte para mim é tudo. Ir para a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU) e jogar basquete faz com que eu esqueça os problemas. Naquele momento é só eu, a bola e a cesta. Antes do acidente eu já era atleta, mas não de alto nível. Então com o basquete, eu entendi mais as regras e também tive a oportunidade de dar treino de futebol e handebol", destaca.

"Não é fácil. Tenho dificuldade para subir no ônibus, subo degrau por degrau, já sentei em cima de fezes de cachorro porque alguém pisou e eu sentei em cima. Então já passei por muitas dificuldades. Tem muitas matérias que eu não consigo fazer e os professores têm que se multiplicar para poder me ajudar. Apesar disso, nunca desisti", pontua Jefferson.

No sétimo período de graduação, o estudante realiza estágio remunerado em uma escola da cidade natal e já ganhou medalhas em competições esportivas. Após a formatura, Jefferson pretende ser professor e encorajar outros alunos PCDs a lutarem pelo objetivo. "Eu falo para todos: foque em você. Primeiro você, segundo você, terceiro você. Uma frase que eu uso muito é 'foco, força e fé'. Nunca desistir, porque em todos os caminhos haverá pedras. Se você cair, levanta. Se não tiver ninguém para te estender a mão, levanta sozinho, porque na vida a gente sempre vai caminhar sozinho. O único amigo que a gente tem é Deus. Você vai encontrar muitos desafios, mas se não enfrentá-los, nunca chegará a lugar nenhum", finaliza.

O depoimento dado pelo aluno faz parte da  campanha "Sem Julgamentos. Só Educação", lançada pela Uniube, que reúne histórias de superação contadas por alunos, ex-alunos e professores da instituição. O vídeo geral da campanha da Uniube, assim como os depoimentos dos personagens, pode ser conferido no YouTube oficial da Uniube e nas redes sociais.

Pâmela Rita