Aluno de Educação Física é convocado para Campeonato Sul-americano de handebol na Argentina | Acontece na Uniube

Aluno de Educação Física é convocado para Campeonato Sul-americano de handebol na Argentina

06 de setembro de 24
1 / 3
2 / 3
3 / 3

O acadêmico do 4º período de Educação Física da Uniube, Gabriel dos Santos Monteiro, foi convocado para competir no Campeonato Sul-americano de handebol da Argentina, entre os dias 07 e 11 de novembro. Esta é a segunda participação do atleta em uma competição internacional, sendo a primeira no Chile, no ano passado. 


Com nove anos de carreira, o estudante diz que sempre gostou de esportes, mas se apaixonou pelo handebol devido a complexidade da prática. "Eu sempre estive envolvido em várias modalidades, mas gostei do handebol justamente por ser um esporte muito completo, que exige inteligência, velocidade, força e técnica. Quando praticado em alto nível, o handebol tem mais jogadas, movimentações e formas de arremesso", comenta. 


A oportunidade de jogar em outro país surgiu em uma disputa interestadual em Caxambu (MG). "Tive contato com o técnico responsável pelo time 'Gol Handebol Clube', e, devido ao meu desempenho, passei a ser acompanhado nos treinos. Esse suporte foi fundamental para eu ser selecionado para o jogo no Chile e, agora, para o campeonato na Argentina", explica. 


Além do suporte esportivo, o estudante afirma que a graduação tem sido essencial para aprimorar o conhecimento técnico no handebol. "O curso me ajuda a entender melhor o que está por trás do esporte: melhores métodos de treinamento, o funcionamento do corpo e a Psicologia do esporte. Sempre aplico o que aprendi para melhorar meu desempenho".


A coordenadora do curso, Lucimara Perente Domiciano, ressalta a importância da atividade física e da convocação do Gabriel. "A prática esportiva impacta diversos aspectos da vida do praticante, como a saúde física, composição corporal e saúde mental. Ao alcançar esse nível de desempenho, Gabriel mostra como a relação teoria-prática do nosso curso funciona. O conhecimento adquirido ao longo dos semestres contribui para a otimização do atleta, além de motivar outros discentes da Universidade ao mostrar que, com resiliência e dedicação, é possível ir além".


Para o futuro, Gabriel dos Santos comenta que pretende trabalhar com o esporte, tanto como atleta quanto como treinador. "Quero trabalhar não só como jogador, mas também com equipes e profissionais que fazem a diferença na modalidade. Meu maior desejo é que o handebol seja mais valorizado e que as pessoas aprendam a apreciar esse esporte incrível", finaliza.


Pâmela Rita