Aluna do mestrado em Engenharia Química desenvolve dissertação com apoio da Cargill | Acontece na Uniube Mestrado em Engenharia Química da Uniube, Siegrid Kopp..."> Mestrado em Engenharia Química da Uniube, Siegrid Kopp...">

Aluna do mestrado em Engenharia Química desenvolve dissertação com apoio da Cargill

07 de novembro de 22
1 / 1

Carolina Oliveira


Aluna do Mestrado em Engenharia Química da Uniube, Siegrid Kopp Ikeda, desenvolveu sua dissertação que estuda as variáveis operacionais na secagem em spray dryer na produção de maltodextrina com apoio da empresa Cargill, onde trabalha há 8 anos. As conclusões e cálculos podem ser utilizadas como referência em novos projetos e treinamentos para equipes de operações.


"O trabalho teve como objetivo estudar as variáveis operacionais na secagem em spray dryer na produção de maltodextrina, considerando a avaliação dos parâmetros de qualidade do produto intermediário líquor e do produto maltodextrina. Adicionalmente, identificar quais as variáveis poderiam ter maior influência na densidade aparente do produto e obter dados energéticos de eficiência do sistema de secagem. Como a dissertação foi realizada, utilizando dados operacionais, as conclusões e os cálculos podem ser usados como referência em novos projetos e estudos adicionais. As informações também podem ser utilizadas para treinamentos para a equipe de operações", conta Siegrid.


O mestrado pela Uniube proporcionou aprendizado e vivências importantes para Siegrid. "Realizar o meu mestrado em Engenharia Química na Uniube foi uma conquista pessoal e profissional importante. Ter a oportunidade de conviver com colegas que possuem diferentes vivências e experiências profissionais foi enriquecedor. Pessoalmente, desenvolver uma dissertação que possa agregar conhecimento a quem tenha interesse no tema é muito gratificante. O processo de pesquisa, execução, análise e a elaboração da dissertação me possibilitou um aprendizado valioso", avalia.


Siegrid trabalha na Cargill há oito anos, e recentemente foi promovida. "Trabalho há oito anos na Cargill, na Supervisão em Operações em Qualidade e Segurança dos Alimentos e atualmente ocupo a posição de  Especialista de Qualidade e Segurança dos Alimentos para as fábricas de produção de farelo de soja e óleo de soja para a América do Sul, com a finalidade de implementar processos de melhoria na área de segurança de alimentos e qualidade, e as novas competências adquiridas no mestrado vão ser aplicadas nessa nova função", comemora.


Para o coordenador do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Química, prof. José Roberto Delalibera Finzer, essa dissertação de mestrado, em parceria com uma grande empresa como a Cargill, é muito relevante e consistente, pois reforça a integração Universidade-Empresa. "O experimento já está montado, e a indústria disponibiliza o processo industrial e os dados. O processamento desses dados leva a resultados relevantes para a empresa, e quem os executa vai conquistar novas competências. Isso é muito importante. O sucesso dessa aluna já era esperado, pois ela sempre foi uma profissional muito dedicada. É muito gratificante por dois motivos: primeiro, a formação de uma profissional de alto nível, e outro, poder acompanhar a trajetória dessa profissional desde a graduação até a conquista do título de mestre em engenharia química", comemora Finzer.


Para o coordenador do Mestrado, o maior incentivo que a Universidade oferece ao aluno do mestrado é a aquisição de novas competências na área de tecnologia, engenharia e a conquista do título de mestre, que é o grande prêmio. "Muitas empresas oferecem uma bolsa para o aluno realizar o mestrado, em contrapartida o aluno (a) desenvolve um tema que interessa para a empresa/indústria. No caso da Siegrid, cumpriu-se o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada à indústria, e a indústria ganha, porque ela adquire novos conhecimentos da pesquisa desenvolvida pela aluna, pois ela adquire não só as novas competências e novos conhecimentos, mas o título de mestre em engenharia química", finaliza Finzer.


Mestrado Uniube


O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química - Mestrado Profissional - da UNIUBE, Área de Concentração Desenvolvimento de Processos Químicos Agroindustriais, com a sua Linha de Pesquisa Inovação em Processos Agroindustriais e em Energia Renovável, consiste no primeiro Programa de Pós-graduação em Engenharia Química apoiado pela CAPES em Uberaba. O Curso tem característica profissional, sendo planejado para realizar parceria com indústrias e os acadêmicos são do setor empresa-indústria (voltado para Integração Universidade-Empresa), fundamental para o desenvolvimento da Engenharia e Tecnologia, seguindo o modelo de estruturas americanas.


Duração: 18 meses (mínimo) e 30 meses (máximo)


Aulas: Semanalmente, às sextas-feiras (noite) e aos sábados (manhã e tarde).


Ingresso: Anual


Regime: Semestral