Aluna do curso de Letras da Uniube é convidada para escrever em jornal de Conceição das Alagoas | Acontece na Uniube

Aluna do curso de Letras da Uniube é convidada para escrever em jornal de Conceição das Alagoas

22 de agosto de 25
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

Com textos veiculados na editoria de educação, estudante faz reflexões sobre questões pessoais e sociais, com base nas próprias experiências de vida 


A aluna do curso de Letras da Uniube, Carolina Marques Lacerda, foi convidada para escrever no Jornal Garimpense de Conceição das Alagoas (MG). O convite surgiu após uma entrevista com o diretor do periódico. 


Carolina, que cursa Letras - Português e Espanhol da Uniube na modalidade EAD e está matriculada no polo da Uniube em Conceição das Alagoas, conta que estava à procura de uma pessoa para entrevistar durante a produção de um trabalho da disciplina Felicidade e Bem-Estar. 


"Eu queria entrevistar uma tia, que é professora aposentada e ajuda na Casa do Pão aqui na minha cidade. Ela é muito tímida. Sorriu, dizendo que não e me indicou o seu Alexandre. Eu conversei com ele, que aceitou o convite. Depois do trabalho realizado, continuamos conversando. Eu acabei mostrando para ele um trabalho que eu tinha feito para a disciplina de Libras. Ele gostou, disse que eu escrevi bem e me convidou para ter uma coluna no jornal." 


Desde junho deste ano foram publicados cinco textos da estudante na editoria de educação. As produções textuais trazem reflexões sobre questões pessoais e sociais baseadas nas experiências de vida que Carolina já teve até então. 


O gestor do curso EAD de Letras - Português e Espanhol da Uniube, Henrique Campos Freitas, destaca que é interessante a participação de Carolina no jornal, tendo em vista que a aluna ainda está nas etapas iniciais da graduação. 


Freitas, que também é gestor dos cursos EAD de Letras - Português e Letras - Português e Inglês da Uniube, diz ainda que sempre notou o comprometimento da estudante em fazer produções textuais de excelência. 


"Vejo a participação dela no jornal como uma experiência muito rica, sobretudo por estar nas etapas iniciais do curso. Essa inserção possibilita que a aluna desenvolva autonomia, amplie o repertório acadêmico e fortaleça habilidades de escrita e de reflexão crítica, além de favorecer o engajamento com a sociedade", avalia o docente. 


Para Carolina, a oportunidade de escrever em um jornal é algo que contribui para a evolução nos estudos. Letras - Português e Espanhol é a primeira graduação da aluna, que escolheu esse curso porque as palavras, textos e a habilidade de escrever a acompanham desde muito cedo. 


"Eu sempre gostei de escrever. Morei na Espanha durante sete anos. Lá mesmo eu participava do clube do livro, todos os meses recebia dois ou três livros. Sou sobrinha de três professoras aposentadas. Minha cunhada, que também é professora das redes municipal e particular, me incentivou, já que o meu Espanhol é fluente e eu adoro cantarolar Shakira nos fins de semana", conta a estudante. 


Questionada sobre o que deseja após concluir a graduação e se pretende seguir carreira como escritora, a aluna prefere se manter aberta às possibilidades e surpresas que o futuro próximo lhe reserva. 


"Nunca fiz planos, sempre tive uma mochila nas costas e muita vontade de viver. O futuro a Deus pertence", conclui Carolina. 


O curso de Letras - Português e Espanhol da Uniube 


Assim como as graduações de Letras - Português e Letras - Português e Inglês, a licenciatura EAD em Letras - Português e Espanhol da Uniube tem uma matriz curricular com disciplinas que abordam não apenas a gramática, mas também a literatura, cultura e história do idioma estudado, com aulas ministradas por professores especialistas. 


Vander Souza